Acessibilidade
6 de junho de 2011 12:27

Curso de Direito da UnP continua entre os maiores do Brasil

Prezado aluno de Direito,

Na ultima quinta-feira, dia 02 de junho, o Ministério da Educação – MEC anunciou a suspensão de 10.912 vagas de 136 cursos de Direito no país. A medida é temporária e tem como base a avaliação do Conceito Preliminar do Curso realizada em 2009, na qual nosso resultado no ENADE foi fortemente influenciado pela baixa presença dos concluintes daquele ano.

As instituições serão reavaliadas em 2012, podendo ter as vagas restabelecidas.

Desde então, a UnP  implantou  mudanças com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, como por exemplo o  aperfeiçoamento curricular; investimento em Prática Jurídica, que atende mais de 2.500 casos por ano; investimento no Júri Simulado; investimento significativo em bibliografia, são 31.070 títulos de livros, num total de 195.250 exemplares e 2.040 títulos de periódicos, num total de 39.025 exemplares; qualificação docente; oferta de cursos preparatórios gratuitos; implantação de concursos acadêmicos, entre outras ações.

Em agosto de 2011 será inaugurado o Laboratório de Processos que permitirá ao aluno vivenciar o dia-a-dia da profissão.

A medida cautelar reduziu a oferta de novas vagas de 1.820 para 1.570 por ano, o que corresponde a uma redução de 14,8% ou 250 vagas do total de vagas, apenas em Natal, deixando a UnP entre as que tiveram o menor percentual de redução entre as IES de todo o país.

O curso de Direito da UnP é um dos mais respeitados do Estado, existe há 19 anos, já tendo formado mais de 100 turmas. Teve o seu reconhecimento renovado pela Portaria/MEC nº 599, de 31 de maio de 1995, atualmente trabalha na Reforma Curricular 2010 com uma carga horária total de 4.440 h e traz consigo a credibilidade e o prestígio de ter sido duas vezes recomendado pela OAB nacional. Além disso, possui o maior número de egressos aprovados no exame da Ordem e em concursos públicos no Rio Grande do Norte e em outras regiões do Brasil.

Ressaltamos que o curso segue seu funcionamento normal e a oferta de vagas continua no segundo semestre, através de processo seletivo.

Reafirmando nosso compromisso com o ensino de excelência e sucesso profissional de nossos alunos, consolidamos o nosso apoio ao MEC em relação as iniciativas que legitimam o compromisso com a melhoria da educação no país, colaborando ativamente na tomada de decisões que resultem no aperfeiçoamento da formação acadêmica.

Sâmela Gomes
Reitora