Acessibilidade
17 de Março de 2016 18:43

Curso de Engenharia Civil Campus Mossoró desenvolve projeto em parceria com a UFERSA

Avaliar edificações durante ou após a execução da obra é uma das muitas funções de um Engenheiro Civil. Nesse sentido, a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, através do Curso de Engenharia Civil do Campus Mossoró iniciou no mês de março o Projeto de Extensão em Avaliação e Desempenho de Edificações Públicas, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A Escola de Engenharia e Ciências Exatas do Campus Mossoró participa do Projeto de Extensão com seis Professores e doze estudantes de graduação. O projeto segue até julho de 2016.

Sob a coordenação do Professor John Eloi Bezerra, da UFERSA, os estudantes do Curso da UnP visitam ambientes do Campus da UFERSA em Mossoró e Pau do Ferros, com o objetivo de reconhecer na prática os materiais aplicados, as tecnologias construtivas e as patologias das edificações, relacionando-as com o tempo de construção e a vida útil. Ao fim do Projeto de Extensão, são esperando relatórios completos sobre cada edificação avaliada, embasados através das visitas técnicas, entrevistas com os usuários dos ambientes analisados, e dos fundamentados teóricos de livros e normas técnicas vigentes.

Avaliação de desempenho de edificações consiste em instituir o nível desempenho mínimo ao longo de uma vida útil para os elementos principais, como estrutura, vedações, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, fachada e cobertura, de toda e qualquer obra.