Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

1 de junho de 2015 16:43

Curso de Engenharia Mecânica do Campus Mossoró promove concurso de ponte de macarrão

Para encerrar o bloco da disciplina Introdução à Engenharia, o Professor Felipe Formiga levou aos seus alunos do Campus Mossoró uma atividade diferente: o concurso de pontes de macarrão. A ação vem ganhando força em diversas universidades do país, foi um dos destaques do IV Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas realizado no Campus Natal, e promete ser uma das atrações da edição Mossoró, no segundo semestre.

Os alunos do professor Felipe tiveram a missão de executar um projeto de engenharia de uma ponte treliçada com 1 metro de vão, com peso máximo de 1,5kg construída a partir de macarrão do tipo espaguete e massa epóxi. A construção teria que suportar um peso mínimo de 3kg. De acordo com Felipe Formiga, “o trabalho surgiu pela necessidade de desenvolver as habilidades no trabalho em equipe e na confecção de projetos.

Com participação massiva da turma, os testes de carga foram realizados no laboratório de Resistência dos Materiais, na Universidade Potiguar. Todos levaram suas estruturas às condições máximas de carga, e como resultado final, a equipe vencedora, composta por Ana Kalina, Átila Rudimylla, Bruno Vale, Isac Ozias e Marina Mayara, conseguiu que a sua estrutura suportasse uma carga de 14.7 kg.

O professor da disciplina afirma que “com o sucesso da experiência, a intenção é ampliar a competição, que será aplicada ainda neste semestre em outros cursos da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, e no semestre seguinte será publicado o edital para realizar a competição com todos os alunos da Universidade durante a realização do Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas do Campus Mossoró.