Acessibilidade
27 de Março de 2012 18:37

Curso de Extensão em Química Básica Ambiental abre inscrições

O CST em Gestão Ambiental e a Escola de Gestão e Negócios da UnP estão realizando entre os dias 23 de abril e 30 de junho o Curso de Extensão em Química Básica e Ambiental, uma programação voltada para os alunos de Gestão Ambiental e de Engenharia Ambiental. A programação visa oferecer aos discentes um aprofundamento de seus conhecimentos dentro deste campo de fundamental importância para trabalhos de diagnósticos, perícia e de laboratórios.

A atividade, realizada sob a responsabilidade do Professor Dr. José Antônio de Moura, possui uma carga horária total de 40 horas e oferecerá certificados aos participantes, com frequência mínima de 75%. As aulas serão realizadas na Unidade Salgado Filho, das 17h às 19h.

O objetivo do curso é contribuir na formação de profissionais capazes de reconhecer a importância da contribuição da Química para compreensão, resolução e gerenciamento de problemas ambientais, além de subsidiar a interpretação e o saber relacionar e conceber fundamentos a cerca dos processos químicos de interesse ambiental. 

Destaca-se também a promoção de uma visão holística com ênfase nos fenômenos naturais do meio ambiente, esclarecendo a interação entre as diversas áreas da Química e os comportamentos da terra, tanto no âmbito regional como global.

Informações sobre as inscrições podem ser encontradas junto às direções de curso nos telefones ou no 3215-1208(CST Gestão Ambiental). Confira abaixo a grade completa do curso.

 

Módulos:

  • Fundamentos da Química: elementos, átomos, moléculas e íons;
  • Conceitos básico de ligações químicas;
  • Reações químicas: classificação, reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções;
  • Propriedades das soluções;
  • Equilíbrio ácido-base em meio aquoso;
  • Aplicações da química ambiental: a química da água, determinação de alguns parâmetros indicadores de qualidade das águas, poluentes atmosféricos, a química dos solos; 
  • Interações nos sistemas terrestres, aquáticos e atmosféricos: natureza dos produtos químicos tóxicos mais importantes;
  • Sistemas de unidades de medidas e ordens de grandeza envolvidas nas medidas usuais para a caracterização dos recursos naturais;
  • A química e o meio ambiente.