Acessibilidade
12 de Março de 2013 18:02

Curso de Gestão Ambiental realiza palestra sobre mamíferos aquáticos

Alunos do CST em Gestão Ambiental participaram no último dia 06 de março da palestra da Professora Dra. Bernadete Fragoso, Secretária Adjunta da Rede de Mamíferos Aquáticos do Nordeste e que possui trabalho junto ao  Monitoramento Ambiental de Animais Marinhos, coordenando o Projeto Cetáceo da Costa Branca.

A palestra tratou da Gestão Ambiental no que diz respeito ao monitoramento costeiro potiguar para garantir a perpetuação de espécies ameaçadas de extinção, como por exemplo o peixe-boi marinho. Dados atuais indicam que a espécie possui apenas 500 exemplares em todo o Brasil, sendo a sua maior ocorrência no litoral do Rio Grande do Norte.

Os debates também incluíram a questão do encalhe de baleias na costa do estado, como por exemplo no caso das baleias jubartes.

Nesse processo, além do trabalho realizado pelo Projeto e pela Rede de informação, se faz necessário a implementação da educação ambiental nas várias comunidades costeiras de pescadores, para que os mesmos entendam a importância da conservação destes animais, assim como do alerta em caso de encalhe das várias espécies marinhas.