Acessibilidade
21 de junho de 2011 11:54

Curso de Marketing realiza premiação para alunos consultores

Em uma parceria com o Sindicato de Panificadoras e Confeitarias – SINDPAN/RN, o curso Superior de Tecnologia em Marketing realizou no último dia 20 o “Prêmio Excelência em Marketing”, um evento que faz parte do projeto “Universidade e Empresa: uma parceria que dá certo”. Participaram desta edição setenta alunos e nove panificadoras. Ao todo quatro grupos foram premiados, além dos donos dos empreendimentos que foram alvo das pesquisas.

O projeto visa auxiliar o microempresário do setor em suas principais dificuldades dentro do marketing, utilizando o conhecimento adquirido em sala pelas turmas do curso para a elaboração, sem custo, de planos de marketing para estas empresas. O projeto, que já está em sua segunda edição, vem crescendo a cada ano conforme novas empresas reconhecem os bons frutos que esta parceria está rendendo para ambas as partes.

“É muito importante ele (o aluno) começar a vivenciar isso e ter a experiência de chegar na empresa, de conversar com o proprietário, começar a identificar quais são os problemas que a empresa vivencia, mas que às vezes nem o empresário sabe”, explicou o Professor Guido Salvi, Diretor do curso. Salvi afirma que a resposta dos panificadores ao projeto foi extremamente positiva e que vários dos empresários que participaram em 2010 quiseram participar da experiência mais uma vez em 2011.

Segundo Evandro Gaudino, presidente do SINDPAN e egresso do curso de Marketing da UnP,  o sindicato dá extrema importância para este tipo de atividade no papel de unir o segmento e a universidade, assim como no de trazer novos associados para a instituição.“Nós achamos louvável esta iniciativa que está beneficiando o setor, como também o aluno que está mostrando o seu trabalho”, disse. Quem também destaca os pontos positivos da proposta é o discente Mauro Medeiros, o qual afirma que “o projeto foi crucial para o seu aprendizado” e que “viu na prática o dia a dia do profissional de marketing”.

“Este trabalho é uma espécie de laboratório pros nossos alunos. No curso eles conseguem compreender a importância da teoria do que eles fazem, que muitas vezes eles não compreendem, e quando eles conseguem fazer essa ligação entre teoria e prática, eles conseguem ter uma visão sistêmica que vai contribuir muito para as organizações onde eles atuam ou onde eles irão atuar”, explicou a Diretora Adjunta, Professora Suely Xavier.

De acordo com o Professor Marcelo Bavelone, que ministrou a disciplina em questão, as panificadoras queriam algo prático e idéias pra poder revolucionar os seus pontos de venda. Por outro lado, os alunos tinham um grande desejo de colocar em prática os seus conhecimentos. “Foi unir o útil ao agradável. Conversamos com o sindicato e fizemos essa parceria, que já está no segundo ano com muito sucesso”, disse.

Um dos cases de sucesso que o projeto possui é o da panificadora Nutripao; tema de um dos trabalhos do semestre passado. O seu proprietário, Silvino Nunes de Medeiros, esteve presente na premiação e pôde comprovar o bom serviço realizado em seu estabelecimento, o qual registrou um crescimento de 8% em suas vendas logo após a implantação das sugestões feitas pelos estudantes.

Após a nova iluminação e o novo letreiro sugeridos à panificadora, o movimento cresceu consideravelmente, causando uma mudança de visão no empresário sobre a atuação do marketing. “Eu senti que essas coisas são muito importantes e eu fiquei muito motivado com a minha interação com os alunos”, afirma Silvino.