Acessibilidade
26 de julho de 2017 15:28

Curso de Medicina realiza XIV Semana do Calouro

Novos estudantes conheceram a estrutura da Escola de Saúde e unidades conveniadas, além de participarem de dinâmicas e simulações

Os alunos do primeiro período do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP) estão sendo recepcionados na XIV Semana do Calouro. Durante quatro dias, os novos estudantes assistem palestras sobre o curso, realizam um tour pela instituição, fazem visitas a unidades de saúde e participam de simulações de urgência e dinâmicas. A programação é promovida pelo Centro Acadêmico de Medicina Maria das Graças Melo de Araújo (Camed) com o apoio da Coordenação de Curso e da Direção da Escola de Saúde. A recepção foi iniciada no dia 24 se encerrando no dia 27.

Uma média de 50 alunos estão participando das atividades. No primeiro dia de apresentação, eles tiveram a oportunidade de conhecer o novo projeto pedagógico do curso, apresentado pelo coordenador do Curso, prof. Fernando Suassuna. Além disso, eles conheceram as instalações da Escola de Saúde na Unidade Salgado Filho, onde irão estudar.

Dando continuidade à recepção, os alunos também já visitaram a Maternidade Divino Amor e a Unidade Docente Assistencial (UDA), ambas em Parnamirim, o Hospital Santa Catarina, Hospital Municipal e Cecan, da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer. Os calouros também participaram de simulações de ressuscitação cardiopulmonar e dinâmicas de integração. Durante a semana, eles receberam orientações e incentivos à doação de sangue e, por isso, as atividades serão encerradas no Hemonorte.

A Semana do Calouro de Medicina UnP representa o primeiro passo do estudante no processo de sua formação. A turma que finalizou o primeiro período tem a tarefa e a oportunidade de recepcionar os novos colegas no semestre seguinte colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro período.