Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

13 de novembro de 2017 17:53

Curso de Pedagogia realiza aula campo em João Pessoa

Os alunos visitaram o Parque Zoobotânico Arruda Câmara e a Estação Cabo Branco no dia 11 novembro

Com a finalidade de vivenciar na prática o que vem sendo discutido em sala de aula, os professores Carmélia Xavier e Flávio José Oliveira da Silva, planejaram uma aula de campo, para os alunos da 6ª série do curso de Pedagogia da Unidade Floriano Peixoto, onde fossem contemplados os objetivos de aprendizagens presentes no plano de ensino das disciplinas de Ensino da Matemática e Ensino da Ciências.

A aula aconteceu no último dia 11 de novembro e iniciou pelo Parque Zoobotânico Arruda Câmara, fundado em 24 de dezembro de 1922. “A Bica, como é carinhosamente chamado pela população, é um ambiente ideal para a contemplação da natureza. Possui um zoológico com um plantel de 92 espécies e mais de 500 animais que são mantidos de acordo com as normas em recintos bem projetados e adequados para o bem-estar. A atividade prática desenvolvida no zoológico foi de observação sistemática da natureza e seus aspectos, além da participação em uma trilha ecológica no parque” destaca o professor Flávio José.

A vegetação é um resquício de Mata Atlântica onde se pode observar espécies raras como o jacarandá (Mimosaefolia) jequitibá (Cariniana estrellensis), oiticica (Licania rígida), Castanheira-do-maranhão (Pachira aquática) dentre outras. Na área da Bica ainda funciona o Centro de Estudos e Práticas Ambientais – CEPAM, onde são executadas e atividades holísticas sobre sustentabilidade. A casa dos répteis abriga diversas espécies de serpentes e lagartos expostos com segurança permitindo que os visitantes tenham conhecimento da fauna e compreenda sua importância em cada Ecossistema.

Para contemplar a disciplina de Ensino da Matemática, os alunos foram levados a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na Estação, os alunos interagiram com os experimentos que compõem o caminho do conhecimento. Dentre eles, é possível citar os Poliedros de Platão, composto por cinco peças sólidas.

Em sala de aula, os alunos construíram esses poliedros com massa de modelar e palito de churrasco. Além dos Poliedros de Platão, os alunos vivenciaram e interagiram na bicicleta da corda bamba, balanços acoplados, o pêndulo da coragem, o xadrez gigante, o sistema de roldanas, a flauta de Pan, as parabólicas comunicantes e o giroscópio

A aula também contou com momentos de lazer. Foi feito um tour pela cidade para que os alunos conhecessem pontos turísticos e a história da capital e do estado. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, ainda, a Ponta do Seixas e a Praia do Jacaré”, conclui a professora Carmélia Xavier.