Acessibilidade
28 de setembro de 2012 11:05

Curso de Psicologia realiza seminário sobre o sistema prisional do RN

Acontece no próximo dia 24 de outubro o “I Seminário Saúde e Sistema Prisional: impasses e possibilidades no Rio Grande do Norte”, evento realizado pelo curso de Psicologia da UnP e que contará com a participação de docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais com atuação dentro do setor público e privado. A programação acontece nos períodos da manhã, da tarde e da noite, na Unidade Floriano Peixoto.

A questão carcerária brasileira apresenta problemáticas que estão em discussão pelos profissionais de diferentes áreas e que se configura como um dos temas públicos de maior complexidade no país. O projeto de extensão “Saúde Prisional”, desenvolvido dentro da Universidade Potiguar em parceria com gestores do sistema no estado, e busca oferecer melhores condições para os apenados e suas famílias.

Durante o Seminário, que apresentará parte do trabalho realizado pelos projetos de extensão da graduação, serão realizadas mesas redondas com diferentes assuntos, debates entre os participantes e uma conferência com o Dr. Manoel Mendonça, Professor da UFSE e coordenador do GEPEC – Grupo de estudo e pesquisa sobre exclusão e cidadania.

O evento está associado ao Grupo de Pesquisa Subjetividade e Movimentos Sociais (GPSM) e ao Núcleo de Psicologia Social e Comunitária. Durante o dia também serão apresentadas as atividades desenvolvidas com a população prisional e os resultados obtidos até o momento. Integram a programação as disciplinas: Estágio Básico em Comunidades, Psicologia na Contemporaneidade; Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica; Saúde Coletiva; Psicologia da Saúde; História da Psicologia e Tópicos Avançados em Instituições. Confira abaixo a programação completa.

Inscrições e informações através do e-mail inscricoessaudeprisional@gmail.com. 

 

I Seminário Saúde e Sistema Prisional: impasses e possibilidades no Rio Grande do Norte

8h – Mesa-redonda: Subjetividade, clínica e sistema prisional: apontamentos sobre as mulheres encarceradas no RN

Componentes: Profa Dra Ionara Dantas, Profa Me Carina Cavalcanti, Profa Dra Liege Uchoa.

14h – Mesa-redonda: Trabalho e reinserção sócio-profissional

Componentes: Prof. Dr. Jorge Falcão (UFRN), Profa. Dra Hilderline Camara, Profa. Ana Augusta, Juliana Moreira (estudante de Psicologia e Agente Prisional).

16h – Mesa-redonda: Saúde, Direitos Humanos e sistema prisional

Profa. Me. Martha Emanuela Silva-Figueiro, Prof. Me. Rafael Figueiro, Profa. Me.Tatiana Minchoni.

19h – Conferência de encerramento: Sociedade sem prisões: uma utopia? 

Ministrante: Prof. Manoel Mendonça, UFS