Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

12 de setembro de 2016 17:16

Aluno de Publicidade e Propaganda leva prêmio no Intercom Nacional 2016

Aluno da 6ª série levou o Prêmio Nacional por ilustração de releitura da capa do livro de 'Vidas Secas'

O Curso de Publicidade e Propaganda da UnP, o mais premiado do estado, alcançou outro feito no XXIII Prêmio Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Desta vez o aluno Johnny William Mendonça trouxe para Universidade Potiguar, o troféu na Categoria de Ilustração. O evento foi realizado em São Paulo no Congresso do  Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

O aluno da 6ª série da graduação foi o vencedor competindo com graduandos de Universidades de todo o Brasil. William representou a Instituição com uma Releitura da Capa do Livro Vidas Secas, obra clássica da literatura brasileira, de autoria do escritor Graciliano Ramos.

A ilustração vencedora deu uma cara mais moderna a obra, que teve sua primeira publicação em 1938. “O projeto criado foi baseado em um estilo mais moderno aos dias atuais e atraente aos olhos dos novos leitores. Portanto a ilustração foi uma forma diferente e contextualizada com a obra literária, pois representa a família retratada na trama do autor, com traços e texturas secas, retratando o ambiente em que o enredo é narrado”, descreve o resumo de apresentação da nova obra.

A motivação para fazer a ilustração foi devido pesquisa constatar que, apesar de a obra ser muito famosa, 76% dos entrevistados nunca leram o livro. “Em virtude desse resultado, foi pensado em mudar a roupagem do livro, mudar sua capa, para atrair novos leitores, visto que, 44% dos entrevistados na pesquisa realizada, procuram um determinado livro pelas ilustrações contidas na mesma, foi criada uma capa rica em ilustrações com cores secas que passam a temática contida no livro, a realidade do povo brasileiro vivenciada na seca”, destacam os premiados em artigo elaborado para o evento,  publicado na página do Intercom.

A porta de entrada para a Ilustração concorrer ao prêmio Nacional da Expocom, no Congresso do Intercom, se deu ao alcance do prêmio na Etapa Nordeste, realizado entre 7 e 9 de julho, em Caruaru. Desta forma, somente em 2016, o curso comemora e acumula as duas premiações na etapa regional e nacional.