Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

25 de abril de 2019 18:35

Curso de Relações Internacionais promove a 2ª edição do MUNIS

O evento acontece entre os dias 8 e 11 de maio, na Unidade Roberto Freire e contará participantes do Estado e de outros lugares do Brasil

Com o objetivo de promover habilidades de argumentação, negociação, oratória, relações internacionais, direito, história e geopolítica internacional para estudantes do Ensino Médio e universitários, o Curso de Relações Internacionais promove a 2ª edição do Model United Nations International Simulation (MUNIS).

O evento acontece entre os dias 8 e 11 de maio, na Unidade Roberto Freire e contará com cerca de 200 participantes do Estado e de outros lugares do Brasil. Durante o encontro, os participantes atuarão simulando delegações representativas de países, instituições, ONGs ou outro tipo de entidade que faça juízo a alguma organização internacional.

Para esta edição, serão apresentados seis comitês: o Conselho da União Europeia (CEU), em língua inglesa, discutindo o papel da União Europeia nas questões relativas ao terrorismo internacional; o Comitê de Imprensa Internacional (CII), responsável pela cobertura do evento e pelo exercício das habilidades de comunicação social dos participantes; o Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (DISEC), em tópico duplo, trazendo à baila o uso de armamentos autômatos e questões éticas relativas a armas de destruição em massa.

Além do Comitê para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários (SOCHUM), abordando a situação das mulheres em zonas de conflitos armados e a proteção da identidade das pessoas fora da binariedade de gênero de variadas culturas mundo afora; o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII), responsável por simular fielmente o julgamento de Ratko Mladic e Radovan Karadzic, envolvidos diretamente nos acontecimentos da Guerra da Bósnia.

E por fim, a Força de Proteção das Nações Unidas (UNPROFOR), gabinete de crise da missão de paz da ONU em que os participantes serão submetidos à resolução em tempo real dos acontecimentos da Guerra da Bósnia de 1992-1995.