Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

20 de agosto de 2019 18:52

Curso gratuito de informática é oferecido a pessoas com deficiência em Natal

Através do projeto Informática Cidadã, jovens e adultos podem se capacitar e aumentar possibilidade de inserção no mercado de trabalho

Pessoas com deficiência interessadas em se capacitar para o mercado de trabalho podem se inscrever gratuitamente, até a sexta-feira (23/08), no Projeto Informática Cidadã. A iniciativa tem como principal objetivo promover a capacitação em informática básica para esse grupo da população, contribuindo com a inclusão digital de jovens e adultos, facilitando o seu acesso ao mercado de trabalho. Ainda estão disponíveis 20 vagas para essa edição.

Desenvolvido desde 2006 pela UnP, o Informática Cidadã passou a atender Pessoas Com Deficiência (PCDs) em 2017 já formando mais de 200 alunos deste segmento. No novo formato, o projeto é realizado em parceria com o Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COPCD) ligados, respectivamente, à Prefeitura de Natal e o Governo do Estado.

Além dos conhecimentos técnicos em informática, como pacote Office, os alunos também são capacitados em aspectos comportamentais como ética, postura de mercado de trabalho e etiqueta digital. São 14 semanas de curso e, ao final, as turmas recebem certificação em uma cerimônia com a presença de familiares.

As aulas são realizadas sempre aos sábados das 13h às 17h, na Unidade Roberto Freire da UnP, e são ministradas por professores e alunos voluntários dos Cursos de Tecnologia da Informação. O Informática Cidadã é um projeto de extensão ligado ao Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora).

Para se inscrever, as pessoas com surdez devem procurar a sede do CAS e, com outras deficiências, a COPCD portando documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho (se tiver), Título de Eleitor e Certificado de Dispensa do Serviço Militar (para os homens maiores de 18 anos) nos endereços e horários abaixo:

  • CAS – Rua Bela Colina, 96, Quintas. Tel: 3232-2827 (Horário de atendimento: das 8h às 17h)
  • COPCD – Avenida Deodoro da Fonseca, 249, Petrópolis. Tel: 99660-8321(Horário de atendimento: das 8h às 17h).