Acessibilidade
14 de setembro de 2011 15:36

Cursos da área de Petróleo e Gás na UnP ajudam no desenvolvimento do Estado

Como o maior produtor de petróleo em terra do país, o Rio Grande do Norte possui uma extensa necessidade de mão de obra qualificada para o campo dos hidrocarbonetos, seja para a prospecção ou para o refino. Em vista disto a Universidade Potiguar vem investindo cada vez mais na formação de seus alunos nos cursos da área de Petróleo e Gás, no nível tecnológico e no bacharelado.

Estes profissionais estão recebendo agora a carga de conhecimento que ajudará o Brasil a desenvolver-se no futuro, uma vez que o crescimento econômico brasileiro e as novas descobertas de campos de óleo no litoral têm despertado uma grande demanda por tecnólogos e engenheiros que possam transformar estes recursos naturais em riqueza para as empresas nacionais e internacionais que apostam no crescimento deste setor.

Segundo o Professor Francisco Wendel Bezerra, diretor dos cursos de Tecnológico em Petróleo e Gás e de Engenharia do Petróleo, os diferenciais que a UnP oferece estão no seu corpo docente de mestres e doutores, todos com extensa atuação profissional na área, a grade curricular desenvolvida em virtude das exigências do setor e a estrutura de ponta que a universidade oferece em seus laboratórios.

“Hoje utilizamos softwares de automação que nenhuma outra instituição do estado usa. Apenas a Petrobrás possui os sistemas aos quais os nossos alunos têm acesso dentro dos nossos laboratórios. Aliado a isso temos como nossos professores profissionais da academia que atuam intensamente dentro do mercado”, disse Bezerra.

Dentre as disciplinas ministradas 40% são práticas, destacando a importância do seu aprendizado aliado ao conhecimento teórico. Vale lembrar que estas são duas graduações com altíssimo nível de empregabilidade, tendo em vista as demandas da refinaria Clara Camarão, em Guamaré, e da refinaria de Pernambuco. O curso Superior Tecnológico em Petróleo e Gás também é o único do estado, nesta área, que possui conceito 4 no MEC, numa escala que vai até 5.

Ainda há vagas remanescentes para este semestre. As inscrições estão abertas por pouco tempo, bastando ao candidato realizá-la através do site da UnP ou de qualquer umas das Centrais de Atendimento ao Candidato nos campi em Natal e Mossoró. Mais informações poderão ser encontradas através do Call Center UnP pelo 3215-1234 (Natal) ou 3323-8200 (Mossoró).