Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

20 de julho de 2017 11:02

Cursos gratuitos sobre exportação serão realizados em Natal e Mossoró

Eventos serão realizados nos dias 25 e 27 de julho e as inscrições estão abertas

Buscando preparar mais empresas para atuarem no comércio exterior, na próxima semana, serão realizadas na Universidade Potiguar (UnP), integrante da Rede Laureate, duas capacitações gratuitas promovidas pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEx). O projeto é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem a Instituição de Ensino Superior como sua parceira no Rio Grande do Norte. Os cursos têm temáticas diferentes e serão ministrados às 19h na Unidade Roberto Freire, em Natal, no próximo dia 25, e no Campus Mossoró, no dia 27.

O primeiro curso tratará de “Negociação em Rodadas de Negócios Internacionais” e será ministrado pela representante da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN, Ana Carolina Ribeiro Costa. Com a proximidade do XIX Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE) promovido pelo Sebrae, que será realizado em novembro deste ano em Natal, a oficina foi pensada para capacitar as empresas que queiram participar de maneira mais efetiva do evento, realizando bons negócios.

Porém, os participantes receberão conhecimentos que poderão levá-los a atuarem bem em qualquer ação desse tipo. Por isso, o curso abordará assuntos como: negociação, documentos e materiais que a empresa precisa apresentar em um encontro, o que esperar do comprador e o que pode ser exigido naquele momento.

Já em Mossoró, o tema do curso será “Exportação Passo a Passo”. Essa atividade será voltada exclusivamente para as empresas da região que ainda não exportam, mas que têm interesse em entrar no mercado internacional. “Serão dadas orientações aos futuros exportadores que vão desde aspectos jurídicos e fiscais, até a análise de mercado mostrando como encontrar os compradores”, explica a Monitora Extensionista da PEIEx-RN, Patrícia Cortez, responsável pela palestra.

PEIEX
Atuando desde julho do ano passado em parceria com a UnP, o PEIEx-RN visa capacitar as empresas para entrarem no mercado exportador. O convênio tem durabilidade de dois anos e, atualmente, cerca de 140 empresas já são atendidas pelo projeto. Para os alunos da Universidade, o PEIEx oferece oportunidade de estágio e atualmente conta com estudantes de Relações Internacionais e Administração, auxiliando no trabalho em Natal e Mossoró.

O público-alvo das palestras são indústrias de todos os portes, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEI). As vagas disponíveis para os cursos são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (84) 3215-8516 ou pelo e-mail peiex@unp.br.