Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

5 de dezembro de 2019 10:11

Curtas Documentários de alunos de Produção Audiovisual são apresentados

Filmes de alunos da 2ª série serão exibidos no Auditório da Roberto Freire no dia 5 de dezembro

Alunos da 2ª série de Produção Audiovisual apresentam no dia 5 de dezembro seis curtas documentários. Os trabalhos trazem uma temática diversificada e extremamente conectada com os desafios da vida contemporânea.

De acordo com a Profa. Ana Paola Ottoni, docente dos Cursos de Comunicação, são abordados assuntos como Sustentabilidade, Saúde Mental, Direitos Humanos e Cultura Popular. Além disso, há temas como Cidades e direito à paisagem, Descriminalização da Cannabis, e Processos Criativos.

Os curtas têm duração de 5 a 7 minutos. A Mostra de Curtas Documentários 2019.2 acontece no Auditório da Unidade Roberto Freire, a partir das 19h. A seguir, você confere as sinopses (clique nos cartazes para ampliar).

Sinopses


Bascuio
Claudionor é um catador apaixonado pelo lixo. Na infância, foi empurrado para um lixão e, logo depois, nasceu uma paixão que virou o seu meio de vida, dando valor ao que a sociedade descarta – a mesma sociedade denunciada por Márcio, um gari que cotidianamente varre as ruas da cidade e relata os abusos cometidos pelos cidadãos mostrando as consequências desses atos e suas implicações. Emília, uma engenheira sanitarista, é mãe e dona de casa consciente. Ela mostra como é possível ter uma relação sustentável com os resíduos e o valor do lixo para o planeta e os indivíduos que nele vivem.
Direção:
Tupã Diego | Produção: Paulo Vinícius

Juana
Uma sensível e poética reflexão sobre o uso da planta mais polêmica no Brasil, seu uso recreativo, como fonte de inspiração e de relaxamento, na arte, no lazer com amigos ou familiares.
Direção: Layanna Pinheiro e Mário Melo Jr. | Produção: Ana Beatriz de Medeiros e Leonardo de Oliveira

Entre Sombras
Na Cidade de Natal, RN, o prefeito Álvaro Dias promove um novo plano diretor para a cidade, que inclui verticalizar as orlas urbanas da capital, o que é contraposto à vontade da população.
Direção: Demócrito Neto | Produção: José Carlos

Anatomia do Medo
Em Anatomia do Medo, RM Paiva, escritor potiguar, dialoga sobre seu processo criativo com ênfase em seu mais novo livro “Contos de Terror Para Crianças Insones”, lançado em novembro de 2019. Nesse curta documental, o autor discute sobre traumas do passado e a ressignificação deles, a criação de uma identidade artística que o fez observar até as histórias mais assustadoras com um sorriso no rosto.
Direção: Melck Emanuel | Produção: Rafael Marques

Reeira
Documentário Acadêmico realizado por alunos de Produção Audiovisual da UnP que registra os relatos da vida de um comerciante residente há mais de 30 anos no Espaço Cultural Ruy Pereira: José Flor Sobrinho, vulgo “Zé Reeira”. Um registro motivador, emocionante e cultural.
Direção: José Rodrigues | Produção: Coletivo Conjunta

Saída de Emergência
O documentário mostra a vida de duas pessoas da mesma faixa etária que sofrem do mesmo problema: depressão. Com a ajuda de um profissional, nova perspectivas se abrem, saída para a depressão.
Direção: Ana Beatriz Correa | Produção: Anny Faustino