Acessibilidade
22 de Abril de 2015 16:03

Da teoria à prática: Escola da Saúde leva metodologia internacional aos alunos do Campus Mossoró

Formação por competências, essa é a meta do Projeto Pedagógico da Escola da Saúde da UnP. Em Mossoró, a única Universidade privada do estado a oferecer aos seus alunos uma infraestrutura completa para o ensino prático na área da saúde, é também a única a desenvolver um modelo acadêmico internacional, aplicado em toda a rede Laureate, que tem como finalidade o fortalecimento do trabalho em equipe, a integração de saberes e as práticas.

Com um Centro Integrado de Simulação e o Centro Integrado de Saúde, o Campus Mossoró oferece aos alunos da Escola da Saúde um ambiente adequado para a prática da interdisciplinaridade, estimulando a atuação entre profissionais de diferentes áreas de atuação na saúde, que juntos trabalham o paciente como um todo.

De acordo com o Diretor do CIS Campus Mossoró, o Prof.º Wanderley Fernandes, “a prática interdisciplinar permite uma intervenção mais integral, reconhecendo o paciente na sua totalidade, na sua diversidade e nas suas necessidades. Para fortalecer essa prática trabalhamos a Simulação Interdisciplinar de alta complexidade, que tem o objetivo de estimular competências globais dentro da formação em saúde como: comunicação em saúde, trabalho em equipe, liderança, entre outras.”

A infraestrutura do Centro Integrado de Simulação contempla ilhas de simulação, salas de debriefing, laboratório simulado, sala de task trainers, e sala de estrutura e função. Isso tudo com tecnologia de ponta, que envolve desde equipamentos hospitalares reais, à robôs com funções que simulam organismos vivos. Atualmente, no CIS são trabalhados cerca de 350 alunos das áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição e serviço social, divididos entre as ilhas de simulação, em grupos de 25 alunos mistos dessas áreas, com cenário conduzido por profissionais da saúde que atuam na Clínica da UnP.