Acessibilidade
22 de setembro de 2011 16:55

DCE UnP realiza instalação de posto do Seturn na unidade Roberto Freire

 

Os alunos da Universidade Potiguar podem contar agora com mais uma comodidade: o posto do Seturn, localizado no primeiro piso da unidade Roberto Freire. A instalação é uma antiga reivindicação dos estudantes, que precisavam deslocar-se até o bairro de Mirassol para realizar a recarga de seus cartões de passagem. A conquista foi conseguida através do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UnP) que, em negociações com o Seturn e a Universidade, trouxe o posto para a maior unidade da UnP.

Há dois anos à frente do Diretório, a atual gestão tem realizado grande número de eventos e campanhas envolvendo os alunos e a sociedade em diversos programas de assistência social e mobilização estudantil. Uma destas campanhas é o “DCE nos Bairros”, na qual alunos da UnP visitam diversas comunidades realizando atendimentos nos campos de Odontologia, Medicina, Assistência Social, Psicologia, Nutrição, Direito, entre outras. Dessa forma a população tem acesso a serviços de qualidade sem custo algum.

Outra parceria de sucesso da organização estudantil foi concretizada com o Hemonorte, o que propiciou uma campanha de doação de sangue, realizada no ônibus de coleta de bolsas de sangue do órgão, que ficou estacionado por um dia inteiro na unidade Roberto Freire, efetuando mais de 70 arrecadações.

No campo de eventos políticos e educativos a palestra do Ministro do Trabalho Carlos Lupi também foi trazida para os discentes através do Diretório Central, com o apoio da Universidade. A programação contou com a presença em peso dos universitários e foi prestigiada por diversas autoridades potiguares, entre elas o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. A visita de Lupi arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, que foram distribuídos pelo curso de Serviço Social nas entidades “Lar da Vovozinha” e no “Espaço Solidariedade”.

As atividades se estendem ao campus Mossoró, onde, em parceria com os representantes locais, foram conseguidas a construção da Piscina do curso de Fisioterapia e melhorias na infraestrutura de salas e áreas de convivência.

Com a última conquista junto ao Seturn não são apenas os estudantes da UnP que serão beneficiados, mas também os alunos de outras instituições que ganham com mais uma opção de serviços para o transporte público. “Estamos orgulhosos, porque é uma luta constante, que vem desde o nosso início no DCE e finalmente conseguimos isso com o Seturn”, disse Lairton Amorim, representante do Diretório e presidente do Centro Acadêmico de Psicologia.

O posto, onde se pode fazer uma carteira de estudante da UNE à R$ 4,00, bastando levar o cartão de passagem, começou a funcionar no dia 5 de setembro e está recebendo diariamente um grande número de usuários. A entidade planeja agora novas edições para o projeto “DCE nos Bairros” e para as campanhas de arrecadação com o Hemonorte, entre outras ações.