Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

16 de abril de 2019 18:38

Deficientes visuais participam de Oficina Sensorial de Gastronomia

Ação fez com que crianças produzissem ovos de colher por meio dos sentidos, como tato e olfato. Evento aconteceu no Restaurante Simulado da Unidade Roberto Freire

Durante a tarde do dia 16 de abril, o Restaurante Simulado da Unidade Roberto Freire ficou bastante movimentado. Integrantes do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) participaram da Oficina Sensorial de Ovos de Colher, ministrada pela Professora de Graduação e Pós-Graduação de Gastronomia da UnP, Luciana Câmara, juntamente com alunos do curso.

Com objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades sensoriais, por meio da produção de ovos de páscoa, a ação também contou com a presença dos monitores da Graduação e da Pós-Graduação em Confeitaria e Panificação que auxiliaram as crianças durante todo o processo de fabricação.

Para Leonardo Oliveira, aluno da 2ª série, a atividade é extremante significativa para seu crescimento profissional e interpessoal. “Hoje, vejo o quanto é importante para essas crianças terem a afirmação de que estão sendo inclusas na sociedade. Fica um aprendizado da prática de empatia e de como crescer não só como ser humano, mas também como um profissional”, comenta o estudante.

De acordo com Suely Bezerra, mãe de Davi de Matheus, integrante do Centro, vivenciar este momento é algo totalmente novo. “Trazer meu filho aqui é um presente. Estou muito feliz em dar essa oportunidade para ele. Além de Davi ser cego, ele também é autista e estar em um lugar diferente, sentindo outros cheiros, ouvindo outras vozes é uma experiência maravilhosa”, declara.

A Profa. Luciana Câmara, reforça a importância da atividade e da presença dos monitores. “É muito bom estar aqui. Nosso intuito é proporcionar uma experiência única para eles. Eu sempre falo que a atividade dos monitores é bem maior que a do professor, porque eles acompanham todo processo de produção da aula, até a execução e para aqueles que querem à docência é uma ótima oportunidade”, explica.