Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

13 de junho de 2016 15:32

Projeto Interdisciplinar do Curso de Enfermagem Campus Mossoró realiza ações contra a Dengue

dengue2Falar sobre a dengue, a forma de transmissão, sintomas e prevenção, não saem de moda. Com a consciência sobre a importância do tema, professores do Curso de Enfermagem do Campus Mossoró reuniram os alunos da 5ª série em um Projeto Interdisciplinar – PROINTER. O objetivo dos estudantes era desenvolver ações de educação em saúde para a prevenção da dengue junto aos colaboradores da Universidade.

Trabalhar com os colaboradores reflete a prevenção do mosquito Aedes aegypti dentro e fora da UnP, pois o esperado é que eles possam replicar as ações aprendidas em suas casas e comunidades. De acordo com o Professor Wanderley Fernandes, “em nossa região a dengue é endêmica, pois costumes culturais fortalecidos pela escassez de água, como guardar água em reservatórios, dão origem a criadouros permanentes do mosquito Aedes aegypti. Por esse motivo, nossa condição de alerta não é apenas nos períodos chuvosos, mas o ano inteiro.”

Com base em pesquisas da Consultoria Gestão, Saúde e Tecnologia, no ano de 2015, 2,5% dos funcionários das maiores companhias foram acometidos pela dengue e na maioria dos casos, os trabalhadores infectados ficaram ausentes de cinco a sete dias. De janeiro a novembro de 2015, foram providos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 1.185 auxílios-doença para portadores da dengue, quase o dobro dos 657 benefícios registrados no ano de 2014. Os dados representam um outro aspecto da doença, que corresponde ao prejuízo arcado pelo comércio, indústrias e serviços, que funcionam com déficit de mão-de-obra em virtude da dengue.

Participaram do Projeto os alunos: Dayana Thais De S. Valeriano, Emilly Ed Nogueira Borges, Joalison da Silva Barbosa, Lorena de Oliveira Targino, Luana Lima Feitoza, Maria Alcione O. da Silva Chaves, Maria Alyne L. dos Santos, Maria Aparecida A. Holanda.