Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

6 de setembro de 2019 10:58

“Desenhando o Bem” está reconstruindo Casa do Caminho em Mossoró

Alunos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UnP são voluntários no Projeto de Extensão

Iniciado em 2018, o projeto Desenhando o Bem foi criado por um grupo de arquitetos que atuam em Mossoró, em parceria com a Universidade Potiguar, por meio do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte, com o objetivo de  ajudar instituições que atendem a população, e precisam de reparos em sua estrutura.

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnP estão atuando como voluntários na realização dos projetos feitos para a reforma da sede da instituição beneficiada. O grupo organizador – que é formado por 30 escritórios de Arquitetura, alunos da UnP, engenheiros civis, eletricistas e empresas parceiras – pretende realizar o mesmo trabalho, todos os anos, em instituições diferentes.

A Fundação Casa do Caminho foi a primeira escolhida. A instituição não tem fins lucrativos e oferece vários projetos a população dos bairros Cajazeiras e Barrocas, como reforço escolar para crianças, prática esportiva, cursos profissionalizantes, atividades para idosos, entre outras, sendo uma média de 200 pessoas atendidas pela Fundação. A sede do projeto é grande e precisava de muitos reparos. Com a doação de empresas parceiras, as obras começaram no início de 2019, e atualmente, a equipe se concentra na revitalização da fachada do prédio.

Na Universidade, o projeto Desenhando o Bem é apoiado pelo e-Labora e coordenado pela Profa. Ana Luzia Espínola. Os alunos estão engajados nos escritórios de arquitetura dos profissionais participantes do projeto, com o intuito de auxiliarem nos levantamentos, criação e desenvolvimento dos trabalhos realizados, sendo uma importante ferramenta de aprendizado para os participantes.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.