Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

11 de Abril de 2017 17:43

Detentas de penitenciária de Mossoró recebem ação de saúde promovida por alunas de Enfermagem

Alunas de Enfermagem do Campus Mossoró levaram atendimentos de saúde para mulheres que vivem à margem da sociedade. No dia 31 de março, o grupo de estudantes vinculadas a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório realizaram uma ação em alusão ao Dia da Mulher na Penitenciaria Agrícola Mario Negócio.

Sob a supervisão da preceptora Libna Edriana, a equipe formada apenas por mulheres atendeu 60 detentas e realizaram mais de 20 testes rápidos de Sífilis e HIV, 25 coletas de Papanicolau, 15 imunizações, além de ações educativas em relação ao câncer de mama e colo uterino. Os resultados positivos para Sífilis foram encaminhados ao médico da unidade prisional e os dados da ação direcionado ao Hospital Rafael Fernandes, referência em doenças infectocontagiosas na região Oeste do estado.

“Na penitenciária os atendimentos são feitos por um enfermeiro e nem todas se sentem à vontade com ele. Além disso, há falta de insumos e de recursos humanos na equipe. As mulheres, apesar de estarem em conflito com a lei, não deixam de apresentarem necessidades de saúde como seres humanos e o papel das enfermeirandas é reconhecer as necessidades de todos os grupos dentro do território de forma integral e equânime”, concluiu o prof. Wanderley Fernandes da Silva, Coordenador do curso.