Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

29 de Maio de 2018 16:39

“Direito e Tecnologia” é tema de debate no Campus Mossoró

Alunos participaram de aula especial reunindo conhecimento de três disciplinas e participação de um debatedor através de videoconferência

O Curso de Direito do Campus Mossoró promoveu debates sobre Direito e Tecnologia no dia 14 de maio. No evento, foram discutidas as necessidades de adaptação dos profissionais da área jurídica diante do início do uso de Inteligência Artificial neste segmento. O debate abordou a necessidade de preparação do profissional para o uso das tecnologias. Foram analisados, em especial, os dilemas éticos que envolvem a necessidade de modernização do mercado, os limites e a forma de manutenção da inteligência humana em um ambiente agora aberto para a automatização através de máquinas e computadores.

A discussão aconteceu em uma aula especial que juntou três disciplinas: Temas Contemporâneos do Direito, ministrada pelo Prof. Ítalo Rebouças; Direito Civil e Tecnologia da Informação, da Profa. Rafaela Câmara; e Ética Geral e Profissional, de responsabilidade da Profa. Islamara Costa. Contou também com a participação ao vivo, por videoconferência, do Advogado e Pesquisador Igor Alexandre, sócio-fundador da startup “Juris Intel”, diretamente do Instituto Metrópole Digital na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os alunos que participaram debateram com os professores e o palestrante de modo a levantar questões éticas acerca da possibilidade do Direito, uma ciência essencialmente humana, ter o campo aberto para máquinas desenvolverem raciocínios jurídicos e como o profissional precisa se adaptar a essa nova realidade.