Acessibilidade
28 de junho de 2011 11:54

Diretora do Curso de Letras lança livro sobre ensino da língua portuguesa no Brasil

Abordando a problemática do ensino e da aprendizagem da língua materna, o livro “A Aula de Português no Ensino Médio: o ensino que se deseja e o ensino que se faz”, da Professora Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva, traz um olhar sobre a metodologia e as implicações teóricas das práticas escolares e da formação de professores.

Com graduação em língua portuguesa e inglesa, assim como na literatura dos dois idiomas, Silva é mestre e doutora em Letras. Hoje atua como Diretora do curso de Letras da Universidade Potiguar e possui trabalhos nos campos da língua portuguesa; linguística; linguística aplicada; ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira; políticas públicas para o ensino de línguas e livro didático

A professora analisa em sua obra os discursos relativos ao letramento escolar, considerando as várias instâncias político-educacionais e didático-pedagógicas que instituem o ensino do português no Brasil.

O trabalho destina-se a oferecer uma compreensão mais ampla e aprofundada dessa temática e a partir do conhecimento dessa realidade desenvolver estudos correlatos com vistas a intervenções didático-pedagógicas pertinentes e fundamentadas. Uma leitura imprescindível para pesquisadores, professores e estudantes das áreas de Letras e Educação.

O lançamento do livro, editado pela Appris, acontecerá brevemente em Natal, ocasião em que a autora discutirá com os seus leitores os temas por ela levantados e as perspectivas do ensino brasileiro para o futuro. Fique de olho nas notícias lançadas pelo site da UnP e pelo espaço da universidade nas redes sociais para mais novidades.