Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

27 de Janeiro de 2012 15:55

Discentes da UnP participam de treinamento de militares da Força de Paz no Haiti

Alunos da Universidade Potiguar estão participando de um treinamento especial com os militares brasileiros que irão para o Haiti no primeiro semestre deste ano. No último dia 27 de janeiro os discentes, professores e representantes das forças armadas estiveram reunidos na instituição para discutir os detalhes sobre a realização do programa.

A proposta é resultado de uma parceria entre o Exército e o curso de Relações Internacionais, favorecendo uma troca de conhecimento entre ambas as partes no que se refere às ações do Brasil no país caribenho.

O treinamento será realizado entre os dias 30 de janeiro e 04 de dezembro, no 17º Batalhão de Engenharia Motorizada de Nova Descoberta e no bairro de Felipe Camarão, onde um novo posto de atendimento médico está sendo montado. Os estudantes, também inclusos os do curso de Jornalismo da UnP, participarão como consultores e figurantes durante exercícios de contenção de tumultos, contato com a imprensa e relacionamento com a população e organismos haitianos e internacionais.

Os militares envolvidos com a preparação dos estudantes estiveram na Força de Paz da ONU no Haiti, MINUSTAH (sigla francesa para Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti), e poderão repassar parte de sua experiência sobre o trabalho das Nações Unidas na resolução de conflitos, proteção à população civil e em ações humanitárias.

A maior necessidade apresentada pelos militares é de voluntários que possuam fluência com o idioma inglês e com o francês, no entanto discentes de diferentes formações estão participando. O programa também representa um diferencial importante para estes futuros profissionais, que poderão conhecer melhor como funciona a diplomacia nacional e como funcionam os mecanismos de cooperação internacional. Outras informações sobre o tema estão disponíveis em www.unp.br.

Clique aqui e confira as fotos da reunião