Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

24 de Maio de 2011 11:59

Docência em destaque no exterior

“Discurso Publicitário, poder e verdade: o isomorfismo nos papéis de gênero nos comerciais da BomBril”. Parece complicado, mas esse é o título do trabalho que será apresentado em Bogotá – Colômbia, pelo professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar, Josenildo Soares. O Encuentro de Publicitarios da America-Latina pela Red Latino-Americana de Investigadores em Publicidad (RELAIP) acontecerá nos dias 26 e 27 de maio.

O convite para esse encontro surgiu por meio da Associación Latino-Americana de Investigadores en Comunicación (O ALAIC) sediada também em Bogotá em 2010, no qual o professor Josenildo, destacou-se ao apresentar o trabalho sob o título “Mercado dos Desejos: a coisificação do indivíduo na sociedade pós-moderna”. Devido a tal destaque, o docente foi selecionado como um dos representantes brasileiros. Parabéns ao professor Josenildo Soares!

Resumo do trabalho:

Este estudo pretende discutir o isomorfismo sexual nos comerciais da Bombril que tem como última campanha a AME (Associação das mulheres evoluídas). Os filmes mostram mulheres masculinizadas desenvolvendo papéis socialmente atribuídos ao homem, tais como: brutalidade, vestimentas, tom de voz, posturas. Para a discussão ora suscitada, temos Laqueur (2001) acerca do isomorfismo sexual explicitado ainda no século XXI e anulação do feminino;  questões acerca do poder e da verdade, noções Foucaultianas (1993, 1996) mostrando que tais discursos produzem verdades e relações de poder-saber acerca desses corpos masculinizados, assim como políticas dos corpos; a discussão do sexo social e da plasticidade dos corpos e performances temos Bento (2006). O método utilizado foi a partir da análise dos comerciais da Bombril, na campanha AME.