Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

10 de Fevereiro de 2014 11:45

Docente é semifinalista no Prêmio Santander Universidades

                 Catarina Coroliano

A professora Dra. Ana Catarina Fernandes Coriolano, dos cursos de Graduação, Especialização e Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás da UnP, foi semifinalista do Prêmio Santander Universidades, um dos maiores programas de incentivo à inovação acadêmica do país, com o projeto “Beneficiamento de resíduos sólidos da indústria de petróleo” na categoria Ciência e Inovação.

“Estar entre as semifinalistas do Prêmio Santander é o reconhecimento da pesquisa de alto nível desenvolvida na Universidade Potiguar”, avaliou a docente.  Desenvolvido em equipe com a participação de alunos de graduação e pós- graduação em parceria com a UFRN, o projeto tem como objetivo o beneficiamento de resíduos gerados pela indústria do petróleo, visando a obtenção de matéria-prima de maior valor agregado, como por exemplo, combustíveis do tipo gasolina e diesel.

“Os resíduos da indústria petrolífera são altamente poluentes e devido a uma exigência mundial de melhoria da qualidade ambiental, desenvolveu-se neste projeto um processo de beneficiamento desses resíduos. No âmbito nacional, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) na qual o projeto está inserido”, explicou a docente.

A professora explicou ainda que “internacionalmente existe a exigência cada vez maior para que os países incluam uma política de preservação ambiental e consequentemente diminuição da poluição. Assim, as pesquisas desenvolvidas neste projeto apontam para esta melhoria ambiental quando reduz a carga de poluentes no meio ambiente, beneficiando os resíduos do petróleo, além de permitir um melhor aproveitamento econômico desses materiais.”

Parte dos resultados das pesquisas já foram publicadas em congressos nacionais e continuam em andamento, consolidando parcerias com outra instituições e participações de pesquisadores e estudantes.