Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de Abril de 2013 09:03

Docentes da UnP lançam livro sobre Saúde no Sistema Prisional

A questão carcerária brasileira apresenta problemáticas que estão em discussão pelos profissionais de diferentes áreas e se configura como um dos temas públicos de maior complexidade no país. Neste sentido, o envolvimento da academia em busca de uma reformulação do sistema prisional em busca de melhores resultados possui importância fundamental. A UnP possui uma atuação neste campo através do projeto de extensão “Saúde Prisional”, desenvolvido em parceria com gestores do sistema no estado para oferecer propostas para melhorias nas condições dos apenados e suas famílias.

Como parte do programa, o Curso de Psicologia da UnP, que também coordena as ações do “Saúde Prisional”, também realiza pesquisas através do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Movimentos Sociais, o qual após um ano de pesquisa está lançando o livro “Saúde e Sistema Prisional: Impasses e Possibilidades no Rio Grande do Norte”, obra que reúne os resultados alcançados pelos alunos e professores da Universidade dentro dos presídios do estado.

A publicação é de autoria dos Professores Rafael de Albuquerque Figueiró, Martha Emanuela Silva Figueiró e Tatiana Minchoni, do curso de Psicologia da Universidade Potiguar. O Grupo de Pesquisa Subjetividade e Movimentos Sociais (GPSM) e o Núcleo de Psicologia Social e Comunitária da UnP, promovem pesquisas na área e oferecem atendimento a população carcerária em parceria com órgãos ligados ao poder público estadual.