Acessibilidade
1 de julho de 2015 17:42

Domine a linguagem e conheça as possibilidades do profissional de Letras

A língua é a parte fundamental em um processo de comunicação, dominá-la é uma necessidade que abre novas perspectivas para as funções que um profissional venha a desenvolver. É nisso que vemos a importância e as habilidades do graduado em Letras. Com propriedade na linguagem, as possibilidades são inúmeras, que vão desde a editoração e revisão de obras literárias, até ultrapassar as barreiras da própria língua portuguesa, ao passo que pode atuar na tradução de textos para outros idiomas.

Dedicar-se ao ensino é uma das importantes funções que pode ser somada na carreira do graduado em Letras. Essa soma poder ser ainda mais prazerosa para quem tem fascínio pelo inglês, se optar pelo curso de Licenciatura – habilitação em Português e Inglês. Na maior Universidade do Norte e Nordeste, há essa possibilidade. Após quatros anos, os formados estarão habilitados para lecionar e atuar profissionalmente com os dois idiomas. Tendo esse diferencial, o domínio na língua inglesa—além de tradutor, possibilita ao egresso ser interprete em palestras e eventos internacionais.

Quer outras opções? Talvez você não veja nenhuma relação entre cinema e televisão e o profissional de letras, mas existe. A professora Maria Helena da Nóbrega, da USP, esclarece em seu artigo no site Língua Portuguesa, esse vínculo direto. Com o crescente número de obras literárias adaptadas para esses meios, é notória a necessidade de roteiristas de filmes e obras para TV, que são exercidas por profissionais com conhecimento em linguagem, além da oportunidade de trabalhar com dublagem. Como você vê, as oportunidades são diversificadas e amplas, e várias funções podem ser desempenhadas por quem tem o domínio da língua.