Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

1 de novembro de 2015 18:49

É hora de dar tchau ao Ensino Médio e ingressar na Universidade

A Escola é o ponto em comum entre muitos jovens que tiveram a oportunidade do acesso à educação. Para alguns é uma segunda casa, cheia de novas experiências, aprendizados, boas lembranças e pessoas queridas. Para outros, é só uma “obrigação”, com a vantagem de ser um local de encontro entre amigos. Gostando ou não dessa fase, saiba que ela acaba, dando início a uma nova etapa de vida estudantil: a universidade. Mas, nada de tristeza ou preocupação, certamente essa será sua melhor fase!

Com o fim do Ensino Médio se aproximando, também chega a hora da “prova dos nove”, o ENEM. É através do resultado dessa avaliação nacional que você pode começar a traçar seus próximos passos, como fazer a escolha da Graduação e da universidade que você irá cursar. É nesse momento, também, que algumas outras mudanças serão perceptíveis. Os laços fortes de amizades – algumas que acreditamos durar a “vida toda”, ou o sentimento de ser um estranho entre tantos grupinhos da escola, agora serão parte do passado. Nessa fase alguns grandes amigos podem sumir, afinal, agora é cada um por si, dando início ao futuro.

Encare a universidade como uma chance de realizar o que você sonha e de ser responsável por seus passos. Diferente da escola, na universidade ninguém te diz o que fazer e quais metas atingir. Seu sucesso profissional começa lá, e seu esforço pessoal é o que conta. Você escolhe o que quer estudar e durante os próximos anos tem que correr atrás, pesquisando as possibilidades por conta própria.

O Ensino Médio se encerra e seu futuro começa agora. A porta de entrada para esse novo momento da sua vida é o Vestibular ou o ENEM. Entre as Instituições de Ensino Superior, privadas ou públicas, a escolha de onde estudar deve ser bem analisada, e no caso de optar por uma universidade particular, existem programas do Ministério da Educação que podem facilitar o seu ingresso, como o Fies e o ProUni, que oferecem bolsas de descontos nas mensalidades ou propostas de financiamento. Informe-se e tenha uma feliz vida universitária!