Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

6 de Abril de 2016 11:10

e-Labora dá continuidade ao Start-e e auxilia alunos na produção do TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso não precisa ser sofrido e ainda pode gerar possibilidades profissionais e de pesquisa. Para os alunos da 9ª e da 10ª série da Escola de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, o TCC I e II podem ter seus desafios, mas através o e-Labora, essa fase pode ser mais light. Presente desde o semestre de 2015.2 na Escola de Engenharias e Ciências Exatas da UnP, o Start-e acontece com o objetivo de captar 100% da produção acadêmica da Escola, realizando o registro acadêmico e proporcionando um salto de qualidade, engajamento e visibilidade aos projetos.

O Start-e é um projeto que funciona por meio da união da Coordenação de TCC da Escola de Extadas com o e-Labora, e dispõe aos alunos uma equipe de Orientação Metodológica composta pelas professoras Thalyta Mabel e Jofranya Parafita. Além dos plantões, o projeto ainda realiza intervenções em sala de aula, com a apresentação de seminários, dando suporte necessário ao desenvolvimento metodológico dos TCCs no que se refere a estrutura do Artigo Científico da instituição, as Normas da ABNT, aos Direitos Autorais e Plágio, a avaliação de fontes de informação na internet, pesquisa em bases dados, além das orientações para a elaboração dos slides e apresentação do TCC na Banca Final e Capacitações direcionadas aos professores orientadores.

No último semestre foram realizadas 167 orientações metodológicas e 42 intervenções em salas de aula, além da participação de um Grupo de Trabalho no Congresso Científico da UnP. De acordo com a Professora Thalyta Mabel, “para o ano de 2016 a perspectiva é que tenhamos um aumento significativo nas intervenções em sala de aula e na presença dos alunos nos Plantões Metodológicos, pois eles já estão cientes da importância do trabalho que realizamos, que é auxiliá-los na construção do artigo científico.”

Para o Professor Hugo Câmara, “o Start-e veio somar com a Escola de Engenharia e Ciências Exatas. O plantão metodológico auxilia o docente nas orientações quanto às normas de TCC da instituição, e além disso, os trabalhos podem ser encaminhados para premiações, congressos entre outros. Sendo assim, uma grande relação de ganha-ganha, onde o estudante possui um maior apoio na elaboração dos TCC e a instituição ganha com a divulgação das pesquisas elaboradas.”

Os alunos que tiverem interesse em conhecer mais sobre o Start-e e suas ferramentas de auxílio na produção do TCC, devem procurar o escritório do e-Labora, instalado na Unidade Nascimento de Castro, em Natal, ou ainda pelo telefone (84) 4009.1438.