Acessibilidade
27 de Maio de 2014 15:03

e-Labora oferece curso de redação científica para alunos de Exatas

A primeira turma do minicurso de “Pesquisa e redação científica” concluiu as atividades neste mês de maio, beneficiando 50 alunos com uma carga horária de 8 horas de aprendizado sobre o desenvolvimento de pesquisas e a elaboração de artigos científicos. Responsável pelo minicurso, o professor Élcio Tavares é o coordenador de Pesquisa do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) e já planeja uma segunda turma para o início do segundo semestre.

“O curso é pensado como uma introdução à pesquisa e à redação de trabalhos científicos, especialmente para os alunos de graduação da Escola de Engenharias e Ciências Exatas”, ele explica. A pesquisa, conforme autores citados ao longo do curso pelo professor Élcio, destina-se a procurar respostas para indagações e é voltada à solução de problemas através do emprego de processos científicos. As vantagens de fazer pesquisas são diversas, compreendendo a ampliação do conhecimento, a diferenciação na carreira, a possibilidade de somar carga horária complementar e de progresso contínuo, para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica.

A programação do curso envolve uma introdução à iniciação científica, detalhando o que é pesquisa e como é realizada na UnP, as distinções entre ciência, não-ciência e pseudo-ciência; as etapas da pesquisa científica, a escolha do tema a ser pesquisado e a necessária revisão de literatura, estas últimas já relacionadas também à redação do artigo científico. Ele deve trazer também uma justificativa, a formulação clara do problema, a determinação de objetivos, a metodologia a ser adotada, os meios de coleta e tabulação de dados e, finalmente, a análise e discussão dos resultados, e a conclusão da análise dos resultados, com redação e apresentação do trabalho científico.