Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

26 de Maio de 2015 17:24

e-Labora terá estande e exposição de banners no IV Workshop da Escola de Exatas

O Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora) terá uma participação destacada na programação deste ano do IV Workshop de Engenharias e Ciências Exatas e II Simpósio do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás, que serão realizados entre os dias 27 e 29 de maio, na Unidade Nascimento de Castro da UnP. Os projetos em execução em 2015, bem como os projetos destaques em 2014, serão mostrados aos visitantes dos eventos, e compartilhado por alunos e professores.

No primeiro workshop que teve a participação do e-Labora, em agosto do ano passado, foram exibidos os banners com informações sobre os nove projetos em andamento naquela ocasião. Neste ano, a exposição de banners ocorrerá na noite do dia 28, quinta-feira, reunindo as 11 pesquisas da Escola de Engenharias e Ciências Exatas em andamento atualmente no Campus Natal. Outras três pesquisas são desenvolvidas neste ano no Campus Mossoró, e serão apresentadas durante o VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Mossoró, no mesmo período, sinalizando uma ampliação significativa do número de alunos e professores envolvidos. “O e-Labora está sendo fortalecido e ampliado a partir dos resultados satisfatórios de pesquisas que oferecem soluções concretas para problemas reais”, destaca o Coordenador Geral do Centro, Wendell Lopes.

Para mostrar os resultados e aplicações, um estande exclusivamente reservado ao Centro de Pesquisa exibirá as atividades já realizadas e em andamento. As quatro grandes áreas para atuação ao longo deste ano que estarão em destaque são: pesquisas, oferta de minicursos, os serviços prestados a empresas de diferentes segmentos, e o projeto conectando TCC’s, nova célula de atuação do e-Labora junto à Escola de Ciências Exatas.

Também ao longo dos eventos desta semana, o estande do e-Labora trará protótipos desenvolvidos no âmbito das pesquisas, como o projeto do Sistema de Auxílio ao Deslocamento para Deficientes Visuais (SADDV), uma bengala com sensores de raios infravermelhos e ultrassônicos, e interface com fones de ouvido. O trabalho desenvolvido pelo ex-aluno Danilo Pessoa Diógenes, sob orientação do professor Glaucus Brelaz, foi reconhecido pelo Here for Good, ação da Laureate International Universities de fomento e apoio a projetos que busquem minimizar problemas comuns no entorno das instituições da rede.

Por Stella Galvão – Gestora de Comunicação do e-Labora