Acessibilidade
1 de novembro de 2017 18:17

Educação Física em Mossoró leva Novembro Azul ao Ministério Público

Servidores assistiram palestras falando sobre os cânceres que atingem o público masculino e a importância da atividade física para prevenir a doença

Alunos de Educação Física do Campus Mossoró realizaram uma palestra para servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte iniciando as atividades do Novembro Azul. A atividade ocorreu no dia 1º de novembro no miniauditório da 4ª Promotoria de Justiça e contou com a presença de 35 servidores. O trabalho foi viabilizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRN e realizado pelos estudantes da UnP através do Projeto Interdisciplinar (Prointer).

Participaram da ação, um grupo de 7 alunos da 6ª série orientados pelo Prof. Me. Hykaroo Mendonça. No início da programação, foi realizada uma palestra com enfoque na Saúde do Homem, enfatizando a prevenção do câncer de próstata, de mama masculino, de pênis e colorretal. A explicação foi ministrada pelo Prof. Dr. Wanderley Fernandes da Silva. Em seguida, foi realizado um segundo momento conduzido pelo Prof. Hykaroo relacionando a importância da atividade física permanentes na prevenção dos cânceres masculinos.

“Dos participantes, mais de 80% eram homens. Muitos desconheciam alguns cânceres ligados ao sexo masculino. Fiquei surpreso com a frequência deles. E, mais ainda, o quão participativos eles estavam. Atividades como o Prointer que articulam ensino, pesquisa e extensão favorecem a aprendizagem significativa, transforma realidades e, de alguma forma, impactam positivamente na saúde da população”, avalia o Prof. Wanderley.