Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

27 de julho de 2017 17:24

Egresso de Arquitetura cria propostas arquitetônicas para Zona Norte de Natal

Através de um projeto voluntário nas redes sociais, arquiteto Manoel Júnior sugere nova estética para áreas da capital

Em busca de estimular o debate e o diálogo sobre a estética arquitetônica da cidade, o arquiteto Manoel Fagundes Júnior, egresso da Universidade Potiguar (UnP), iniciou uma série de projetos divulgados nas redes sociais como propostas de intervenção para espaços de Natal. Inicialmente com foco na Zona Norte, os trabalhos são feitos como sugestão para dar uma nova cara a diversos espaços da região, mas seu objetivo é ampliar para outras áreas da cidade.

Graduado no Curso de Arquitetura e Urbanismo desde 2015, Manoel Júnior morou por um ano e meio em Porto Alegre (RS) e, ao comparar as duas capitais, observou que o meio urbano organizado e a existência de opções de lazer reduzem o estresse e interferem diretamente no comportamento da população. “Voltando para Natal, encontrei uma cidade ainda mais degradada em situação de calamidade. A população, por desconhecimento, acaba achando isso normal, e são pessoas cada vez mais conformadas em se manterem presas dentro de suas casas, com a falta de lazer de sua cidade, mais estressada”, avalia.

Com essa motivação, o profissional tem identificado locais na cidade e pensado em novas propostas. Os projetos arquitetônicos são desenvolvidos de forma voluntária e postados em seus perfis pessoais no Facebook e Instagram com a hashtag #ideiasparaazn. Assim surgiram as novas propostas como uma nova Área de Lazer do Panatis e para a 12ª DP. Ele explica que sempre pensa em espaços sem grades ou muros de forma que a população possa usufruir de maneira plena das opções de lazer oferecidas. Seu objetivo é chegar a pelo menos cem ideias para Natal.

“Estou promovendo esse trabalho para chamar a atenção dos nossos governantes. No futuro, pretendo dar palestras e apresentações em locais públicos para mostrar que podemos melhorar cada vez mais. Não podemos mudar o mundo mas podemos ajudar a mudar, se cada um fizer sua parte será mais fácil pois se juntarmos pequenas coisas poderá torná-las grandes”, afirma.

Veja abaixo alguns dos projetos de Manoel Júnior e como as áreas são hoje.