Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

17 de outubro de 2014 11:33

Emater e e-Labora lançam aplicativo que facilita coleta de dados das áreas rurais do Estado

Uma parceria entre a Universidade Potiguar e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RN) foi anunciada nesta quarta (15), durante a programação da Festa do Boi 2014, em Parnamirim. Na ocasião, houve o lançamento do aplicativo ‘Diário do Extensionista Rural’ (DER), desenvolvido em conjunto por professores e alunos do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) e o setor de Tecnologia da Informação da Emater-RN.

O objetivo da ferramenta é agilizar os serviços de campo dos técnicos, tornando os procedimentos mais eficientes, por meio de um aparelho celular ou tablet – levando a tecnologia da informação ao setor rural. Inicialmente, o DER estará disponível na versão para Android, mas, até o final de 2015, a equipe espera lançar a versão para IOS, o que implica ampliar ainda mais o alcance dos dados coletados em campo. Os extensionistas rurais passam a contar de imediato com os benefícios do aplicativo em seus celulares.

O evento foi prestigiado pela governadora Rosalba Ciarlini, que elogiou a parceria com a universidade e o avanço em termos tecnológicos, antevendo o uso do aplicativo, com as devidas adaptações, em outras áreas do governo. A reitora da UnP, Sâmela Gomes, destacou a parceria no desenvolvimento do aplicativo como uma contribuição da universidade à sociedade. O presidente do e-Labora, professor Wendell Lopes, salientou a importância do projeto para a formação dos alunos da graduação e pós-graduação da UnP. A diretora da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, professora Catarina Pinheiro, também marcou presença.

Coube ao professor Hideljundes Paulino, pesquisador do e-Labora e analista de sistemas da Emater-RN, a apresentação da ferramenta aos presentes. O celular ou tablet substituirão a máquina fotográfica, o GPS e a prancheta com formulários durante a visita a uma propriedade rural para coleta de dados, explicou Paulino. “O trabalho burocrático será extremamente agilizado.”

O DER é um módulo do Sistema Ceres, implantado em 2010 e responsável por reunir todas as informações sobre a agricultura familiar, políticas públicas e o trabalho de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos no Rio Grande do Norte. O aplicativo DER também não necessitará da internet para funcionar em campo. Ele preencherá os itens que necessitar e sincronizará seu conteúdo com o Sistema Ceres em um dos escritórios da Emater-RN.