Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

12 de dezembro de 2019 18:21

Emoção marca encerramento de Grupo de Ansiedade em Currais Novos

Superação e depoimentos dos alunos participantes chamaram atenção no último encontro

Um momento de muita emoção, superação e depoimentos encerrou as atividades do Grupo Terapêutico de Combate à Ansiedade no Polo Currais Novos em 12 de dezembro. O grupo é orientado pelo Prof. Bruno Medeiros e a aluna do 10º período do Curso de Psicologia da UnP, Aysla Thayná, que juntos conduziram 10 participantes que desenvolveram a ação. Os encontros aconteciam a cada 15 dias e sempre aos sábados.

Atualmente, a ansiedade vem sendo conhecida como mal do século podendo interferir na realização de simples atividades do dia a dia de qualquer pessoa. A iniciativa surgiu devido aos inúmeros casos de crises de ansiedade relatados por alunos do Polo.

De acordo com a Coordenadora do Polo, Sônia Araújo, isso acontecia, especialmente, em semanas importantes de avaliação presenciais e apresentação de trabalhos. Assim, o Polo desenvolveu o projeto com o objetivo de promover um maior conhecimento a respeito da ansiedade, seus sintomas e impactos.

Depoimentos

“Temos aos poucos tido melhora a respeito da ansiedade. Percebemos o que a alimenta, identificado alguns possíveis gatilhos e reconhecido as emoções e comportamentos que, em determinados momentos, vêm dificultando a nossa vida”, afirma a aluna Luciene Batista, do Curso de Pedagogia.

Além disso, ela acrescenta que aprendeu que o autoconhecimento é o primeiro passo para ficar bem. Assim, no grupo os participantes dividem as angústias, somam a solidariedade, subtraem a solidão e multiplicam os bons momentos a cada encontro.

Outra aluna de Pedagogia, Lílian de Souza se emociona ao contar. “O que antes era motivo de choro e negação, agora abriu espaço para uma convivência harmoniosa. Lidar com ansiedade sempre foi difícil para mim. Agora, o choro de tristeza tornou-se choro de gratidão”.