Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

5 de setembro de 2017 16:01

Empreendedores sociais potiguares se destacam no Prêmio Laureate Brasil

Três jovens potiguares representam o Rio Grande do Norte na final do Prêmio Laureate Brasil. O reconhecimento é de nível nacional e tem por objetivo identificar e apoiar ações de empreendedores sociais que estão gerando mudanças significativas em comunidades de várias regiões do país. Os três projetos do RN, juntamente com um de Pernambuco, foram selecionados dentro do Jovem Empreendedor Social UnP e integram o time de 12 finalistas do prêmio, cuja cerimônia será realizada na Universidade Potiguar no dia 9 de novembro.

Os projetos potiguares finalistas são: AGROMARRA, de Diego Fernandes; LEP – Liga de Empreendedorismo Potiguar, de Yolanda Rodrigues; e Quintal Urbano, de Fernanda Rabelo. Junto com eles, o pernambucano Pedro “Stilo” Santos, com o Projeto Palaffit, também foi selecionado pelo programa da UnP.

Concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnP, Fernanda Rabelo, é a idealizadora do empreendimento social Quintal Urbano que contempla praças no bairro de Ponta Negra, em Natal, onde já foram realizadas oficinas participativas, workshops, intervenções artísticas, mutirões de limpeza entre outras ações, sempre em parceria com os moradores e voluntários. O projeto utiliza conceitos do urbanismo tático e metodologias participativas, para resgatar e ressignificar o uso dos espaços públicos dentro do contexto contemporâneo, buscando estimular as relações interpessoais e afetivas-espaciais da comunidade local.

O natalense Diego Santos é o idealizador do software Agromarra, plataforma online que auxilia na gestão de propriedade rurais, indicando formas eficientes de minimizar custos para os fazendeiros. Ele também desenvolveu o Forno Solar que assa, cozinha e desidrata ferramenta que além de reduzir gastos das famílias, auxilia a diminuir significativamente a poluição à natureza.

Já a Liga de Empreendedorismo Potiguar, projeto de Yolanda Rodrigues, nasceu do objetivo de fomentar o estilo de vida empreendedor no meio universitário transformando a realidade dos estudantes potiguares. Natural do sertão do Rio Grande do Norte, ela é graduada em Ciências e Tecnologia, e atualmente cursa Engenharia de Materiais pela UFRN.

Representando o estado de Pernambuco, Pedro “Stilo” Santos é cofundador do centro e produtora artístico-social Palaffit que tem como objetivo potencializar o protagonismo juvenil através das artes – ferramentas de transformação social e organização popular. O projeto trabalha as artes como instrumentos de apoio para projetos de jovens e adolescentes, objetivando reduzir a criminalidade, revitalizar espaços públicos e transformar a comunidade pernambucana em uma grande parceira de uma rede de consumo inteligente.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Como parte de uma iniciativa global, o Prêmio Laureate consagra as ações dos programas Jovem Empreendedor Social Anhembi Morumbi (Região Sul e Sudeste), Jovem Empreendedor Social UnP e Jovem Empreendedor Social UNIFACS (Região Nordeste) e Jovem Empreendedor Social UniNorte (Região Norte e Centro-Oeste), pertencentes à Laureate International Universities.

Juntamente com o curso sobre Empreendedorismo Social, os vencedores receberão uma quantia de US$ 2.000,00 (dois mil dólares) que será utilizada para financiar suas iniciativas. A participação proporciona ainda visibilidade mundial aos projetos, através de um ambiente global de jovens lideranças de diversos países, por meio da rede colaborativa de programas interligados YouthActionNet® e com outros empreendedores sociais e potenciais investidores.