Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

20 de setembro de 2019 10:08

Empresas de impacto social serão auxiliadas pelo Data Impact

Projeto envolve alunos de Curso de Tecnologia da Informação, além de ter vagas abertas para Administração e Marketing

Alunos dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Natal participaram, em 19 de setembro, da primeira reunião do Projeto Data Impact. O Projeto é realizado por meio do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Na oportunidade, os alunos puderam conhecer as etapas do projeto, cronograma, tirar dúvidas e conhecer as tarefas a serem realizadas. De acordo com o coordenador do Data Impact e professor dos Cursos de Tecnologia da Informação, Glauber Araújo Galvão, o projeto constitui na extração e diagnósticos de dados para empresas de grande impacto social. 

Inicialmente o projeto será realizado com três empresas de Natal que atuam em ramos diferentes, já selecionadas por um edital do Sebrae. O projeto foi lançado em 2019.2, podendo ser prorrogado até o 2020.1 

Etapas
Ainda de acordo com o professor, 
o projeto é dividido em dois momentos: pesquisa e extensão. “O primeiro momento visa criar conhecimentos na área de Ciências de Dados, pesquisando fontes de dados que falem sobre o assunto, autores que tragam artigos. No segundo momento, o conhecimento é aplicado na extração e análise de dados de impressas que através de sua missão impactam comunidades com pessoas vulneráveis as empresas de impacto social. Para que assim, a empresa possa ter conhecimento de mercado”, explica. 

Inicialmente, participaram da primeira reunião alunos dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas as vagas estão abertas para alunos dos Cursos de Gestão de Ti, Sistema de Informação, Administração e Marketing. 

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.