Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

31 de agosto de 2018 11:48

Empresas Juniores de Engenharias e TI apresentam resultados à reitoria

Alunos levaram ao Prof. Gedson Nunes suas atividades e soluções desenvolvidas

Empresas Juniores da Escola de Engenharias e TI fizeram uma apresentação das atividades desenvolvidas e resultados ao reitor da UnP, Prof. Gedson Nunes, no dia 30 de agosto. Atualmente, a Universidade Potiguar possui quatro empresas em atuação, somente nesta área, e mais duas em processo de elaboração.

Estiveram presentes representantes da Concrete (de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo), PRO Soluções (de Engenharia de Produção), Inovamec (Engenharia Mecânica) e Concep (Engenharia Química, de Petróleo e Ambiental e Sanitária). Todas as empresas são tocadas pelos próprios alunos com o apoio do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora). Outras duas EJs estão sendo montadas nos segmentos de Engenharia Elétrica e Tecnologia da Informação.

“Este é um momento especial de conhecer as empresas da Escola de Engenharias e TI. Os alunos se mobilizaram e estão atuando, já estão realizando consultorias e apresentando soluções reais no mercado. E isso é fundamental porque está dentro da nossa instituição, a cultura empreendedora: de desenvolver o estudante para o mercado de trabalho e o fomentar o empreendedorismo. O que foi apresentado aqui é o movimento empreendedor trazendo seus frutos”, afirma o Prof. Gedson Nunes.

Para Eliza Katarine Alves, aluna da 8ª série de Engenharia Química, participar da Concep mudou completamente sua visão acadêmica e de mercado. “Tem sido um momento de atrelar a vivência teórica à prática profissional, ficando mais capacitada e fortalecendo a formação acadêmica. A forma de visualizar uma empresa já mudou completamente”, conta.

SUPORTE

Infraestrutura, logística e apoio às atividades realizadas é um pouco do que as Juniores recebem atualmente do e-Labora. O Coordenador do Centro, Prof. Henrique Costa, explica que os alunos têm recebido suporte na realização e participação em minicursos, visitas técnicas e viagens. “Além disso, eles recebem o apoio pedagógico dos nossos professores e do escritório modelo. Na Nascimento de Castro, já existe um espaço de coworking próprio para as empresas e nosso projeto é montar o primeiro Centro Empresarial de Juniores”, afirma.

Costa também cita alguns resultados importantes: a UnP possui a primeira empresa júnior de Engenharia Mecânica do Rio Grande do Norte. Esse pioneirismo também é da EJ de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo que foi além, já conseguindo ser a primeira com CNPJ ativo. “Também temos o caso de um aluno que já deixou a empresa júnior porque, antes de graduado, já conseguiu montar a sua própria empresa e hoje atua como consultor dos colegas da Universidade”.