Acessibilidade
17 de novembro de 2015 14:29

Enade pode ser fator decisivo na aprovação em concursos públicos do RN

Domingo, dia 22 de novembro, acontece mais uma edição do ENADE, e compreender a importância dessa avaliação é fundamental para a vida acadêmica do estudante universitário. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é realizado nacionalmente pelo INEP, vinculado ao Ministério da Educação. Trata-se de uma avaliação aplicada aos estudantes durante o primeiro e o último ano de todos os cursos de graduação. Essa avaliação é realizada com o objetivo de avaliar o processo de aprendizagem.

A novidade é que o ENADE pode passar a ter uma significativa influência na futura vida profissional dos estudantes. É que no último dia 13 de novembro foi publicado no Boletim Oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (n. 3389), o Projeto de Lei nº 0210/2015, de autoria do Deputado Estadual Hermano Morais.

De acordo com o texto do Projeto, será possível adotar a nota do ENADE como critério de desempate em concursos públicos no âmbito estadual.

O Professor Fernando Cabral, Diretor da Escola do Direito da UnP, conta que, se aprovada, a Lei será pioneira no Brasil, e acredita que com essa decisão os alunos vão perceber uma vantagem real no Exame, e possivelmente vão se envolver cada vez mais com o ENADE, reconhecendo a importância dessa avaliação de conhecimentos adquiridos durante a formação universitária.

Para o prof. Raniery Pimenta, Diretor das Escolas de Gestão e Negócio e Hospitalidade, esse é um grande passo para que todos os estudantes do Ensino Superior do nosso Estado tenham um desempenho ainda melhor no Exame, o que refletirá diretamente na qualidade individual do aluno no processo de ensino aprendizagem durante a formação acadêmica.

O Projeto ainda tramitará pelas Comissões e Plenário da Assembleia Legislativa do RN. De acordo com a justificativa do Projeto de Lei, “dada a maturidade do processo avaliativo Enade, sob a responsabilidade do Inep, chegou o momento de utilizar esse exame obrigatório em favor dos alunos que se dedicam e se entregam a uma formação de nível superior consolidada e de excelência. Uma das formas de valorizar a nota do Enade é usá-la para fins de aproveitamento em concursos públicos, os quais são, sabidamente, muito procurados pela sociedade em geral, em razão da estabilidade econômica que um cargo público pode oferecer”.