Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

16 de Maio de 2016 19:25

Encontro de Boas Práticas Docentes da Escola de Engenharias e Ciências Exatas é sucesso em sua segunda edição

No último sábado, dia 14 de maio, a Escola de Engenharias e Ciências Exatas promoveu o II Encontro de Boas Práticas Docentes. Com a temática “Gamificação e uso das TIC’S no Processo de Ensino e Aprendizagem”, o evento iniciou com momentos de compartilhamento de práticas de ensino com o uso de um software para o desenvolvimento de mapas conceituais, pelos Professores Michelli Silva e Francisco Mateus Lopes, e ainda a socialização de uma nova forma de gestão e diagnóstico da aprendizagem pelos Professores Heleno Carlos e Bonnie Nunes.

A interação, o envolvimento e entusiasmo tomou conta dos mais de 70 participantes presentes, com a realização de dinâmicas e práticas sobre o uso de softwares e aplicativos que envolvem a tecnologia e a gamificação no processo de ensino e aprendizagem, desta vez, ministradas pelos professores, Isaac Danilo, Hugo Câmara, Eliselma Vieira e Marcus Rocha. Além do compartilhamento de conhecimentos, durante o intervalo do evento os professores foram contagiados e se divertiram ao som da Banda “Exatas Experimental”, composta pelos Professores Bonnie Nunes, Luciano Nascimento, o colaborador Eder Miranda e o aluno João Gustavo de Mendonça do curso CST em Segurança do Trabalho, todos da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.

O evento foi encerrado com a apresentação das inovações Tecnológicas da Escola: um game de Batalha Naval que propõe a resolução de cálculos com funções, desenvolvido pelos alunos do Curso de Jogos Digitais 3NA e socializado pela Professora Thalyta Mabel. E ainda, uma demonstração do Professor Henrique Eduardo Costa, sobre a perspectiva futura dos livros através da Realidade Aumentada, tecnologia a qual amplia as possibilidades de interação com figuras ou objetos presentes em livros, proporcionando maior dinamismo e significado à aprendizagem.  Para a Professora dos Cursos de TI, Eliselma Vieira, “palavras e ações tem poder e o nosso II Encontro veio motivar e nos agregar mais conhecimento com o uso das tecnologias. Tenho orgulho da Escola de Exatas e da equipe que eu trabalho”.

De acordo com a organizadora do evento, Professora Abinoane Barbosa, “o II Encontro de Boas Práticas docentes, proporcionou aos docentes da Escola e aos professores convidados, uma manhã muito rica de socialização de saberes, interação, motivação e engajamento a todos os envolvidos”. Esteve presente no evento a Reitora e Diretora Geral da UnP, Professora Sâmela Gomes, e ainda os Professores Barney Silveira, Coordenador Acadêmico do Núcleo de Educação a Distância da UnP e Fernando Cabral, Diretor da Escola de Direito.