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1 de novembro de 2014 14:49

Enem 2014: ansiedade sob controle

Muitos anos e horas dedicados aos estudos e, na hora da prova do Enem, a ansiedade bate. Fique tranquilo, pois isso não acontece só com você. A boa notícia é que há soluções simples para ter controle da situação e evitar que a ansiedade atrapalhe seu resultado. Certamente você já ouviu falar sobre técnicas para aprender o conteúdo que estuda e passou a adotar uma ou outra dica do tipo. Então, que tal aprender mais algumas técnicas para controlar a ansiedade?

O primeiro hábito que você deve adotar é ser positivo. Pensamentos negativos influenciam suas emoções, ou seja, se você pensa que não estudou o suficiente para ter uma boa nota, ficará nervoso e há chances desse nervosismo atrapalhar seu desempenho na hora da prova. Ter pensamento positivo como “eu sou capaz de fazer uma boa prova” traz segurança e, consequentemente, deixa o momento mais tranquilo. Então, adote essa rotina e adicione mais pensamentos positivos ao seu dia-a-dia.

Outra técnica repassada por muitos especialistas é praticar exercícios físicos e respiratórios, que auxiliam no combate e controle da ansiedade. Caminhadas, natação, yoga, pilates ou outras atividades em que você controle a respiração são indicadas. Mas você pode dedicar 10 minutos do seu dia para, em um lugar tranquilo, exercitar sua respiração, puxando o ar pelo nariz e soltando-o lentamente pela boca. Pratique dias antes da prova.

O Enem consiste em provas de matérias e conteúdos que você estudou e, certamente, já foi aprovado na escola. Portanto, não há nada de “outro mundo”, e você tem precisa estar seguro disso. Outras dicas para controlar o nervosismo são: não se influencie por quem acha que a avaliação será difícil, não compare resultados com amigos, e um dia antes do Enem vá até o local da prova, conhecendo o percurso para evitar contratempos no dia seguinte.

Boa sorte!