Acessibilidade
2 de Maio de 2018 16:50

Enfermagem de Mossoró realiza Cerimônia da Lâmpada e Exposição da História

As atividades acontecem no Campus e fazem parte da disciplina de Práticas de Enfermagem I.

Os alunos iniciantes no Curso de Enfermagem do Campus Mossoró participaram da exposição da história da profissão que foi encerrada com a Cerimônia da Lâmpada. O evento foi realizado no dia 23 de abril e trouxe uma inovação este ano: a participação dos pais, que após o juramento colocaram, no lado esquerdo do peito de seus filhos, um bóton em formato de lâmpada, comprometendo-se simbolicamente o processo de graduação.

A Exposição da História da Enfermagem teve sua sétima edição realizada esse ano, ela contextualiza e reconstrói os modelos de enfermagem, como: primitivos, mágico-religioso, vocacionando, entre outros. Na perspectiva de que os estudantes possam receber o que foi construído na disciplina Praticas de Enfermagem I.

“Tanto a Exposição quanto a Cerimônia já fazem parte do calendário de eventos do curso e a cerimônia ficou ainda mais forte com a presença dos pais. Ver os olhos brilhando de orgulho de seus filhos, proporcionou a eles, participarem efetivamente da formação deles desde o início. Isso mexe com sonhos, projetos de vida e expectativas. Foi realmente emocionante”, declarou o Prof. Coordenador, Doutor Wanderley Fernandes.

A solenidade foi criada no Campus Mossoró, no ano de 2017, e corresponde a necessidade dos alunos se aproximarem dos elementos que dão representatividade a profissão. A lâmpada e a luz significam um compromisso ético-político e técnico-científico dos estudantes com a formação, ao ofício e a valorização da vida e do sistema nacional de saúde.