Acessibilidade
1 de Abril de 2015 11:12

Enfermagem é o caminho para quem se identifica com a área da saúde

Cuidar da saúde e do bem-estar de pessoas não são vocações restritas à Medicina. O campo da saúde oferece muitas opções para quem gosta da área mas não sonha em ser médico. Já pensou em Enfermagem? A profissão pode ser antiga, mas o mercado a cada dia tem mais carência do profissional com essa Graduação. Quer saber como é o Curso Superior? Nós te contamos tudo.

A Graduação em Enfermagem tem duração entre 4 e 5 anos, podendo ser na modalidade Bacharelado ou Licenciatura. Essas formações se diferenciam na prática da profissão, pois enquanto a primeira forma um enfermeiro apto a trabalhar no atendimento direto a pessoas, a segunda formação é voltada para quem também quer ensinar em cursos técnicos. No geral, durante a Graduação são vistas disciplinas como anatomia, ética profissional, métodos de pesquisa e atendimento em urgência e emergência, entre outras que variam de acordo com a universidade.

Na Universidade Potiguar a Graduação em Enfermagem conta com uma metodologia moderna, desenvolvida em toda a Escola da Saúde da Rede Internacional Laureate. Trata-se da Simulação, técnica aplicada desde a primeira série, em que os alunos são expostos aos cenários desenvolvidos por uma equipe especializada, em uma infraestrutura que conta com alta tecnologia no Hospital Simulado. Isso proporciona a prática dos conhecimentos adquiridos, sem que haja o risco para um paciente real.

O Curso ainda possui a Clínica de Enfermagem, onde os estudantes podem realizar atendimento ao público externo e interno da Universidade, sempre com a supervisão dos professores. Esses conhecimentos são todos intensificados e aplicados durante o estágio supervisionado em hospitais públicos e privados do estado, no último ano do Bacharelado. É o estudo da teoria e da prática incentivadas do primeiro dia à conclusão da Graduação.

O profissional formado em Enfermagem pode atuar em toda as áreas da saúde, na parte assistencial, administrativa e educacional. Além de hospitais, clínicas e universidades, o enfermeiro ainda pode trabalhar em domicílio ou institutos de pesquisa, desenvolvendo estudos epidemiológicos, por exemplo. Há ainda a possibilidade de se especializar em serviços como Enfermagem de Resgate, Enfermagem Médico-cirúrgica, Enfermagem Obstétrica, entre outras.

Ufa! Viu como tem mercado para esse profissional? Se ficou interessado vem saber mais sobre o Curso oferecido na Universidade Potiguar, no site www.unp.br ou através de alguma visita supervisionada no Campus Natal ou Mossoró.