Acessibilidade
12 de Maio de 2011 12:12

Enfermagem realiza Dia das Mães solidário

Em comemoração ao Dia das Mães, a Universidade Potiguar – UnP através do projeto de Pesquisa e Extensão “Plantando solidariedade: Compartilhando estratégias de cuidado com cuidadores de sujeitos acometidos por Alzheimer”, promoveu no dia 10 de maio, na Unidade de Saúde de Candelária, o encontro “Existe beleza nos serviços de saúde”. O evento foi coordenado pela Profa. Betânia Maciel, com apoio do Prof. João Bosco, do Prof. Thiago Lucena e alguns alunos da área da saúde.

A ação foi  voltada às cuidadoras de idosos com Alzheimer e teve por objetivo de promover um momento de reconhecimento dessas mulheres com o próprio ser, desenvolvendo atividades como ensaio fotográfico, momento maquiagem, tratamento de cabelos,  entre outros procedimentos de beleza que devolvem a auto-estima feminina. Apesar de ter sido um encontro destinado à elas, alguns homens estiveram presentes, podendo observar de perto a metamorfose da feminilidade.

O trabalho voluntário se fez presente antes e depois do encontro. A arquiteta e ex-aluna UnP, Maria Helena, se disponibilizou a fazer o cenário do ensaio fotográfico, enquanto os cabeleireiros,  Fábio e Tales, se responsabilizaram em  embelezar as mães homenageadas. Com relação ao tema, a Profa. Betânia esclarece: “O intuito era fazer com que essas mães pudessem ter um dia diferente, no qual elas tivessem a oportunidade de olhar no espelho e reconhecesse a beleza feminina existente em si”.

O encontro finalizou com uma série de depoimentos das mães presentes, seguido da entrega de brindes. Esses “mimos” foram confeccionados por alunas do curso de Enfermagem, Janielle Cristina e Kalizza Rodrigues. O resultado final do evento  superou as nossas expectativas. O grupo foi “o espelho da proposta”, encerrou a Profa. Betânia.