Acessibilidade
30 de Maio de 2011 11:11

Engenharia Ambiental lança documento sobre recuperação de áreas degradadas

Na primeira semana de junho é comemorada a Semana Mundial do Meio Ambiente. A programação se justifica pela celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no próximo dia 05. Essa data marca o aniversário de uma conferência das Nações Unidas, ocorrida em 1972, que reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais para discutir a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente.

Para comemorar a data, o Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Potiguar – UnP anuncia hoje (02/06) o lançamento de um documento informativo, com diretrizes técnicas para resolução de problemáticas ambientais no rio Pitimbu. A cartilha, intitulada “Intervenção em Áreas Degradadas: Estudo no Trecho do rio Pitimbu – Ponte Velha e Mata do CATRE – Município de Parnamirim/RN, traz instruções para recuperação das áreas degradadas no trecho da Ponte Velha e Mata do CATRE.

O evento acontecerá no Auditório da Unidade Salgado Filho, às 19h30, com a presença de nomes como o Deputado Fernando Mineiro; o Engenheiro Agrônomo Leonardo Tinoco; a Engenheira Ambiental, Lorna Falcão; e o Promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado.

Aproximadamente 30 alunos e 6 professores do Curso de Engenharia Ambiental se dedicaram na elaboração deste projeto, com o objetivo de contribuir com uma proposta resolutiva para recuperação do rio Pitimbu, que é responsável pelo abastecimento de 30% de água para a população da Zona Sul da Cidade do Natal.

A iniciativa é pioneira por ter permitido a realização de levantamentos in loco, pesquisa bibliográfica e apresentação de diretrizes para um futuro Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD. A Diretora do Curso de Engenharia Ambiental, Carla Gracy, lembra da importância que essa oportunidade trouxe para a formação dos alunos UnP e ao aperfeiçoamento do trabalho feito por equipe multidisciplinar.