Acessibilidade
1 de novembro de 2014 15:09

Engenharia Mecatrônica pode ser o curso que você procura

Matemática e física são suas disciplinas preferidas. Desmontar e remontar carrinhos que andam à pilha e bonecas que falam  era sua diversão quando criança, só pela curiosidade de ver como aquilo funcionava. Gosta de mecânica e informática. Se identificou? Talvez seu futuro profissional esteja na Engenharia Mecatrônica.

O engenheiro mecatrônico é o responsável, entre outras funções, pela projeção, gerenciamento e manutenção dos processos mecatrônicos industriais. Em outras palavras, ele desenvolve, controla e conserta os “robôs”, como os que existem nas montadoras de carros ou em indústrias petrolíferas.

A graduação dura cinco anos e nela o estudante adquire conhecimentos tecnológicos, matemáticos, científicos, eletrônicos, entre outros. Com a automação das indústrias, seja de pequeno ou grande porte, a necessidade por esses profissionais só aumenta. Seguindo as necessidades desse mercado, a Universidade Potiguar passa a ofertar o curso de Engenharia Mecatrônica a partir de 2015.

Como os demais cursos da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, o curso de Engenharia Mecatrônica exige dedicação do aluno, e de acordo com o portal G1, é necessário gostar de computação, física e matemática. Após formado, o engenheiro pode encontrar salários iniciais de até R$ 4 mil, de acordo com o portal último segundo, que apontou outras características da profissão.