Acessibilidade
1 de julho de 2015 14:44

A Engenharia que constrói cidades e países

Edifícios, estádios de futebol, casas, avenidas, viadutos, pontes, aeroportos e toda a infinidade de obras que vemos em uma cidade são resultados do trabalho do Engenheiro Civil. Entre suas funções, que envolve todas as etapas de uma construção, estão a de criar o projeto, gerenciar orçamentos e prazos, e claro, a execução da obra. Quer saber mais sobre essa profissão? Nós contamos aqui.

Todo o antes e durante de uma construção é responsabilidade de um Engenheiro Civil, mas o que talvez você não saiba é que após a obra ser concluída o profissional ainda tem trabalho. Ele se certifica e se responsabiliza pela segurança da edificação pronta, ainda tem a oportunidade de trabalhar gerenciando os recursos prediais, e com o passar do tempo, pode ser responsável pela manutenção e aperfeiçoamento da infraestrutura. No site da UnP tem uma relação de possíveis colocações do Engenheiro Civil no mercado de trabalho.

O curso em Engenharia Civil tem duração de 5 anos, e são estudadas disciplinas que envolvem cálculos e recursos tecnológicos. Na UnP, integrante da rede Laureate, além de toda a infraestrutura e corpo docente da única Universidade privada do estado, os alunos de Engenharia Civil contam com salas de desenho e laboratórios de: Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, Mecânica dos Fluídos, Hidráulica e Instalações Hidro-sanitárias, Resistência dos Materiais e Estruturas, Geociências, Física, Computação Aplicada à Engenharia Civil, Informática, Química Geral, Circuitos Elétricos. Ou seja, você aprende com a teoria e com a prática.

No Brasil, a profissão de Engenheiro Civil se destaca pelo investimento em infraestrutura ao longo dos últimos anos, e a carreira é uma das mais promissoras. Contudo, com a atual crise nacional, somente a Graduação na área não é suficiente. O mercado de trabalho busca por profissionais especializados, que dominem certos segmentos, como o de obras de grande porte, como a construção de adutoras e represas de água. Para alcançar essas vagas não há segredo. Pós-Graduação, dedicação e empenho são mais do que necessários.  Por isso vale sempre a dica, após concluir um curso superior, se especialize ainda mais! A qualificação é o seu diferencial no mercado de trabalho.