Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

11 de setembro de 2017 16:23

Entenda o que é a CPA e como ela pode gerar melhorias em sua vida acadêmica

Conheça as melhorias que são realizadas na Universidade por meio da Pesquisa de Satisfação. A avaliação pode ser realizada até dia 15 setembro através do Autoatendimento

Você já deve ter ouvido falar em CPA – Comissão Própria de Avaliação. Porém, pode não saber no que isso pode gerar em sua vida acadêmica. Por meio de constante processo de pesquisa de satisfação, é realizado um levantamento do que os alunos necessitam aproveitar melhor a sua experiência universitária. A avaliação e realizada a cada semestre e em 2017.2 pode ser realizada até dia 15 de setembro.

Essas informações são importantes para que sejam realizadas melhorias nas Unidades em vários aspectos:  desde a infraestrutura, passando pela inovação e novas tecnológicas em administração e na área acadêmica. A CPA é instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do MEC, que é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional.

A proposta da CPA é ouvir você!

Ela é constituída por membros representados pela Sociedade Civil, Discentes, Docentes, Técnicos Administrativos com equipes independentes por Campus. Por meio de pesquisas e coleta de dados, a Comissão traduz as principais sugestões e reivindicações dos alunos e transfere as informações para o setor responsável em realizar as atividades sugeridas pelos acadêmicos. São atentadas as sugestões de melhoraria nas metodologias e os ambientes de ensino em que seus alunos estão inseridos, ou seja, tudo é pensado para lhe ouvir.

Contribuindo com a CPA

É importante estar atento em responder a Pesquisa de Satisfação, que é disponibilizada a cada semestre no Autoatendimento. Tem alguma ideia do como melhorar algo em nossa Instituição? Dê o seu retorno através da pesquisa. É o meio mais eficiente para avaliar os serviços oferecidos e de sugerir melhorias nas atividades oferecidas no seu Campus.

A sua sugestão passa pelo processo de Autoavaliação, dividida em 8 etapas:

  • Planejamento,
  • Sensibilização,
  • Aplicação de Questionários,
  • Coleta/análise dos dados,
  • Apresentação de Resultados
  • Plano de Melhorias
  • Retorno à Sociedade
  • Relatório de Autoavaliação

 

Mas afinal, como a CPA pode melhorar a sua #ExperiênciaUniversitária? 

Em todos os Campi, as informações são enviadas para os setores, administrativo e acadêmico, nos quais serão elaboradas as forças-tarefas para solucionar as demandas. Já notou que a cada semestre existe algo novo em sua Unidade? Pois, então. Identificadas as sugestões, é hora de colocar em prática e proporcionar melhorias na sua experiência universitária.

E vários exemplos podemos mostrar dessas transformações que foram possíveis através da CPA, por meio da Pesquisa de Satisfação apenas nos semestres de 2017:

TODAS AS MELHORIAS EM 2017.1 (clique aqui) 

TODAS AS MELHORIAS EM 2017.2 (clique aqui)

MELHORIAS EM OUTRO ANOS (clique aqui) 

Veja apenas algumas das melhorias em 2017.1:

Campus Mossoró

Reforma e ampliação da Central de Atendimento ao Candidato

 

 

 

 

 

 

Unidade Zona Norte

  • Novas estruturas 3ª pavimento Shopping Estação
  • 7 novas sala de aulas
  • Biblioteca: Mezaninos e Salão de estudo individual e em grupo.

Unidade Salgado Filho 

Novidade: Confecção de três torres para carregamento de aparelhos eletrônicos

  • Substituição do piso vinílico do elevador do prédio 1.
  • Reforma total de 4 linhas de bancadas com 40 estações incluindo a substituição de fórmicas; lixamento, tratamento antiferrugem e pintura das bases metálicas com tinta Epóxi.

Unidade Roberto Freire

  • Limpeza e organização dos  estacionamentos.