Acessibilidade
17 de junho de 2011 16:44

Entrevista com o professor Joadson Martins, do curso de Educação Física

O curso de Educação Física realizou nesta quinta-feira, 16, o I Seminário de Educação Física Escolar da Universidade Potiguar, no auditório da unidade Salgado Filho. Durante a programação, alunos puderam acompanhar palestra, debates e apresentação de banners. Na ocasião, a professora Drª Maria Aparecida Dias apresentou a palestra “Educação Física Escolar: História e Contemporaneidade”.
A reportagem do UnP EM FOCO fez uma breve entrevista com o professor Joadson Martins da Silva, que tem concluiu recentemente o mestrado em Educação e ministra aulas de cunho mais pedagógico para o curso de Educação Física da UnP. Dentre as disciplinas que atua, estão Motricidade e Corporeidade, Metodologia do Ensino-Aprendizagem na Educação Física Escolar, Ética, Introdução à Educação Superior, Introdução a Educação Física etc.
UnP EM FOCO: Professor, como foi planejado o evento desta noite e com qual objetivo?
Prof. Joadson Martins: Estamos realizando I Seminário de Educação Física, para a única turma de licenciatura que temos na área, entre outras 10 que integram o bachalerado. Hoje nós estamos na culminância de uma disciplina, a de Ensino-Aprendizagem em Educação Física e por essa razão, estamos oferecendo aos alunos um contato mais prático com a teoria que foi abordada em sala de aula, através de dinâmicas e uma palestra com a professora Dra. Ana.
UnP EM FOCO: Os alunos tiveram experiência em campo, nesta disciplina?
Prof. Joadson Martins: Sim, eles foram desafiados a irem às escolas municipais para fazer uma observação e sentir como podem ser os possíveis locais de trabalho deles. Em seguida, eles fizeram um plano de aula, a execução desta aula e a apresentação desses resultados em relatório que está sendo divulgado hoje.
UnP EM FOCO: Quem é a convidada especial desta programação?
Prof. Joadson Martins: A professora Dr.ª Aparecida Dias realiza esta palestra sobre Educação Física Escolar, seu histórico e contexto na contemporaneidade. Ela tem formação em Educação Física, é psiconutricista, Mestre e Doutora em Educação; foi diretora-adjunta do curso de Educação Física da Universidade Potiguar e nossa colega profissional, aqui na UnP, por 10 anos. Tem atuação diversificada em vários cursos como Psicologia e Educação Física.
UnP EM FOCO: O que será o foco dessa programação?

Prof. Joadson Martins:
Nesta programação, trataremos dos normativos e regimentos da Educação Física e das novas vertentes nesta área, já que nossa linha de visão é de uma Educação Física menos mecanicista e mais voltada nas possibilidades que o corpo nos oferece, já que nossa disciplina é eminentemente corporal.


UnP EM FOCO:
Quais as perspectivas profissionais para os alunos que estão cursando e precisam cursar Educação Física?

Prof. Joadson Martins: Eu digo aos meus alunos que o curso de Educação Física é o melhor do mundo; os outros cursos que me desculpem, mas é por este que eu sou apaixonado e levanto a bandeira dele, defendendo-o com unhas e dentes, se preciso. Hoje vejo que tanto a licenciatura como o bacharelado na área oferecem inúmeras possibilidades. A área está em constante expansão e sempre terá os melhores empregos para aqueles que mais se dedicarem a ela, seja trabalhando com crianças, jovens, adultos ou idosos. Há várias possibilidades de exercer a profissão, além da academia: em hotéis, clubes esportivos, escolas, atuando como personal trainner, são muitas as possibilidades. Essa nova geração de professores tem maior preocupação em oferecer a melhor assistência, para que seus alunos possam ir muito além daquilo que fica limitado à teoria na sala de aula.

(Veja fotos desse evento no facebook/unpsocialclube)